Carl friedrich gauss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar a vida e genialidade de Carl Friedrich Gauss, o Príncipe da Matemática, e suas principais contribuições em álgebra, geometria diferencial, teoria das probabilidades e teoria dos números. É considerado um dos maiores e mais importantes matemáticos e quando criança foi considerado prodígio no campo da matemática por que com três anos já ajudavaa corrigir as adições de seu pai.


VIDA

Johann Carl Friedrich Gauss também conhecido com Carl Friedrich Gauss, nasceu em Braunschweig no dia 30 de abril de 1777, filho de um jardineiro, era uma criança prodígio no campo da matemática e permaneceu prodígio durante toda sua vida. Era capaz de grandes realizações quando se tratava de memorizar um assunto ou de calcular mentalmente. Existempessoas capazes de fazer as mesmas coisas e cuja inteligência situa-se na faixa do normal, ou até do sub¬normal; mas Gauss era um verdadeiro gemo. Com a idade de três anos, corrigia as adições do pai e, durante toda a vida, guardou todas as espécies de dados numéricos, mesmo que fossem inúteis como quantos anos viveram certos homens célebres. Sua vida repousava realmente sobre um universo numérico.Aos sete anos entrou para a escola. Segundo uma história famosa, seu diretor, Butner, pediu que os alunos somassem os números inteiros de um a cem, mal havia enunciado o problema e o jovem Gauss colocou sua lousa sobre a mesa, dizendo: ligget se! Sua resposta, 5050, foi encontrada através do raciocínio que demonstra a fórmula da soma de uma progressão aritmética.[5] Butner reconheceu a genialidadedo menino de dez anos, passou a incentivá-lo nos seus estudos, junto com seu jovem assistente, Johann Martin Bartels (1769-1856), apaixonado pela matemática. Entre Bartels, com dezessete anos, e o aluno de dez nasceu uma boa amizade que durou toda a vida.

Alguns o consideram um dos maiores ma¬temáticos de todos os tempos. Sendo os outros Arquimedes e Newton. Sua mente privilegiada recebeu odevido reconhecimento e o jovem Gauss foi educado às custas do príncipe Duque Fernando de Brunswick. Em 1795. Gauss ingressou na Universidade de Gottingen.


TRABALHOS CIENTÍFICOS
Matemática

O Duque de Brunswick imediatamente assegurou que sua educação no Collegium Carolinum continuaria até ser completada. Nos três anos em que ali esteve dominou os mais importantes trabalhos de LeonhardEuler, Lagrange e, acima de tudo, o Princípia de Newton. Por seus estudos redescobriu, e foi o primeiro a provar, "a jóia da aritmética," o "theorema aureum" e "teorema de ouro", conhecido como a lei da reciprocidade quadrática, que Euler tinha induzido e Legendre tentara provar, sem qualquer resultado.
Com a idade de quinze anos fez um grande avanço em línguas clássicas estudando sozinho e com aajuda de amigos mais velhos.
Tinha inventado (aos dezoito anos) o método dos mínimos quadrados, que hoje é indispensável em pesquisas geodésicas, e em todos os trabalhos em que o "mais provável" valor, de alguma coisa que é medida, é deduzido após um grande número de medidas. Gauss dividiu o mérito com Legendre, que publicou o método independentemente em 1806. Este trabalho foi o começo do interessede Gauss na teoria dos erros de observação. A lei de Gauss da distribuição normal de erros e sua curva em formato de sino, que a acompanha, é hoje familiar para todos que trabalham com estatística.
Gauss nunca reivindicou a autoria de descobertas a que ele se antecipara (algumas se tornaram importantes campos da matemática no século XIX). No diário, há anotações muito pessoais, como por exemplo,no dia 10 de Julho de 1798 há o seguinte registro: ΕΥΡΗΚΑ! NUM = v + v + v. Traduzindo-se: Eureka! Todo número positivo é a soma de três números triangulares.
Embora o sentido de alguns registros esteja perdido para sempre, a maior parte é suficientemente clara. Alguns nunca foram publicados, segundo ele, por considerar seus trabalhos científicos apenas como resultado da profunda compulsão de...
tracking img