carka

320 palavras 2 páginas
O Príncipe- Nicolau Maquiavel

Biografia
Nicolau Maquiavel, nasceu em Florença, Itália, em 3 de maio de 1469 e ali faleceu em 21 de junho de 1527. Foi historiador, poeta, diplomata e músico do Renascimento. Reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de haver escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Os recentes estudos do autor e da sua obra admitem que seu pensamento foi mal interpretado historicamente.

Resumo
O livro foi uma dedicação de Nicolau Maquiavel ao Príncipe de Florença Lorenzo de Médici. Na época, Florença estava vivendo uma situação caótica.
Maquiavel escreveu "O Príncipe" para presentear o príncipe Lorenzo de Médici com o objetivo de se redimir perante seu governo e poder ocupar um cargo político neste.
O outro objetivo, talvez o mais importante, foi o de criar um manual que ensine os príncipes dos mais diversos lugares a governarem seus principados.
Maquiavel mostra diversas situações com as quais os príncipes poderão se deparar e indica os melhores modos de se controlar tais situações.
Um dos elementos fundamentais do livro é que o príncipe ao ter que escolher entre ser amado ou temido é preferível que ele escolha ser temido, porque,segundo Maquiavel,os homens são “ingratos, volúveis, simulados’’, etc. Nessa parte do livro, o autor expõe a sua visão pessimista em relação ao homem, a qual ele se vale para explicar algumas situações no decorrer do livro.
Outro elemento fundamental do livro é em relação aos exércitos,que para serem eficazes devem ser compostos por cidadãos e que os interesses da guerra sejam compartilhados pelos soldados,pois exércitos de mercenários ou tropas auxiliares são ineficazes e extremamente traiçoeiras.

Bibliografia

• http://valdenycruz.blogspot.com.br/2012/01/resumo-do-livro-o-principe-de-nicolau.html
• http://pt.scribd.com/doc/52444064/Resumo-do-livro-O-Principe-de-Nicolau-Maquiavel

Relacionados

  • tudo
    315 palavras | 2 páginas