Cariri

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cerrados. Correspondem a 25% de todo o território nacional, situados na parte central do Brasil, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais eparte de São Paulo.
Sua precipitação pluviométrica está em torno de 1.500 mm anuais; o solo é pobre em nutrientes e rico em alumínio.
A vegetação inclui,principalmente, gramíneas, arbustos e árvores de troncos retorcidos, esparsamente distribuídas. A fauna inclui a ema, a anta, o lobo – guará, o tamandua, a paca, saúvas e cupins.Caatinga. Ocupa grande parte do Nordeste. As temperaturas são elevadas, a umidade do ar e a pluviosidade são baixas; as chuvas ocorrem no inverno e podem acontecerprolongados períodos de seca.
O solo é fértil, porém superficial, não armazenando água. Os rios em geral são intermitentes: caudalosos na estação chuvosa, desaparecem naestação seca.
Entre as plantas mais encontradas estão a aroeira, o juazeiro , o umbuzeiro e o pau-ferro; entre os animais encontram-se serpentes, lagartos, tatupebas,asas-brancas, preás e gambas.
Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão deaproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.É cercado por palmeiras,bromélias, begônias, orquídeas, cipós, briófitas, pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa, cedro, tapiriria, andira, ananas, figueiras.A fauna é apresentadaprincipalmente por tatu-canastra (risco de extinção), arara-azul-pequena (risco de extinção), muriqui, anta, onça-pintada (risco de extinção), jaguatirica e capivara.
tracking img