Cargos e salarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESCRIÇÃO DECARGOS E SALÁRIOS
OBJETIVOS
Específicos
Oobjetivo principal da Administração de Cargos e Saláriosé,além demanter um equilíbrio adequado entre o tamanho de sua estrutura e o volume de seus negócios ,o equilíbrio da remuneração interna,ouseja,um a padronização doscargos equivalentes e suas remunerações e Equilíbri Da Remuneração externa, ou seja ,uma equidade da remuneração doscargos internos com a remuneração dos cargos equivalentes em outras empresas estruturalmente similares
CONCEITOS
Tarefa: é a unidade do trabalho que requer certa habilidade mental ou física para determinado fim.

Função: é um conjunto de tarefas e responsabilidades atribuídas a um cargo.

Cargo: é uma composição de funções ou atividades equivalentes em relação às tarefas a serem desempenhadas,o qual é definido estrategicamente na busca da eficiência da organização.
A diferença entre cargo e função é que o cargo é a posição que uma pessoa ocupa dentro de uma estrutura organizacional determinado estrategicamente e função é o conjunto de tarefas e responsabilidades que correspondem a este cargo.

Salário:é o pagamento em dinheiro como contraprestação ao trabalho, podendo ser fixo ouvariável.
Remuneração: é tudo o que compõe os rendimentos, seja em dinheiro ou não, como contraprestação ao trabalho. O art. 457 da CLT menciona que “Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.”
É considerado como remuneração, por exemplo, as gorjetashabituais, as comissões, percentagens adicionais, diárias de viagens excedentes a 50% (cinqüenta por cento) do valor do salário, gratificações, abonos, as remunerações chamadas in natura e etc.
Paradigma Salarial: é o valor do salário ou remuneração percebida por um empregado por suas atribuições em determinada função, que serve de equiparação para outro empregado que possui atribuiçõesequivalentes na mesma função ou função equivalente, porém, salário menor.
Para que a empresa não corra o risco de paradigma salarial, é preciso que haja comprovação de três pontos principais:
1-Mesma produtividade–comprovar através de métodos formais de avaliação e desempenho a diferença de trabalho dos empregados;
2-Mesma perfeição técnica–comprovar a formação profissional;
3-Mesmo tempo deserviço–comprovar a diferença superior de 2 (dois) anos na função.
Comprovado estas diferenças de valores entre as funções, a empresa não correrá o risco de ter o paradigma caracterizado.
Estrutura de Cargos: é a divisão dos cargos levando em consideração a pontuação obtida pela soma dos graus de incidência dos fatores de cada cargo. Parte-se do cargo com menor pontuação para o de maior número de pontosrecebidos.
Classe Salarial: é o agrupamento dos cargos os quais correspondem a determinado nível salarial.

Faixa Salarial: é a diferença em valor entre o salário maior e o menor de cada classe salarial atribuídas a um determinado nível, visando a atração, o progresso e a retenção dos empregados.

Pesquisa Salarial: é o levantamento e análise dos dados salariais e de benefícios praticadospor outras empresas que atuam na mesma área ou que possuem a mesma estrutura organizacional, buscando a coerência externa na implantação ou manutenção de um plano de cargos e salários.
Política Salarial: é o conjunto de normas, critérios e procedimentos para a administração do plano de cargos e salários, estabelecendo a política de remuneração abrangendo a movimentação, promoção, criação ereclassificação de funções.
ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE CARGOS

Coleta de Dados e Levantamento das Tarefas
Entrevistacomempregadoechefeimediato+preenchimentodoformuláriopeloempregadoechefeimediato
FORMULÁRIO
Oformuláriopoderáserpreenchidoportodososcolaboradoresenoscas

osemqueomesmonãotenhacondiçõesdeescreverdeformaclaraeobjetiv

a,osuperiorimediatopoderáfazê-lojuntamentecomocolaborador....
tracking img