Cargos e salarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 APRESENTAÇÃO

Projeto de Cargos e Salários da Empresa:Veneza Distribuidora
Iremos apresentar um projeto de cargos e salários, Considerado a base de todos os programas relacionados à gestão de pessoas dentro de uma organização, o plano de cargos e salários auxilia as empresas na atração de talentos, influencia na produtividade e até mesmo no clima organizacional, pois retribui de forma justaas atividades desempenhadas pelos seus colaboradores, tanto na produção de bens como na execução de serviços.
Seguramente um dos pontos mais importantes para uma boa e adequada gestão de Recursos Humanos é a existência de um Plano de Cargos e Salários, consistente e voltado para a dinâmica, estratégia e eficiência dos negócios da Organização.
Um bom Plano de Cargos e Salários deve serestruturado a partir do equilíbrio interno (hierarquia de cargos) e do equilíbrio externo (mercado), deve ainda, estar apoiado numa política e critérios claros de administração, de modo a permitir, avaliação de cargos e salários, captação e retenção de mão de obra e, ainda, na melhoria do clima organizacional, levando os ganhos de produtividade.
O salário tem sido o principal elemento de ligação entreorganizações e trabalhadores. Outros fatores importantes existem, mas sem dúvida nesta relação o salário é fator primordial. Com esta fonte de renda as pessoas podem definir o seu padrão de vida, ou seja, viver com o que se ganha, ser reconhecido por aquilo que faz. Para as empresas o salário representa custos, e como estes representam despesas, elas sempre buscam sua redução, já os funcionáriossempre tentam aumentá-los querendo com isso a melhoria do bem estar próprio e da família. Para esta relação contraditória foi imposta a Administração de salários pela qual se fundamenta num sistema lógico de comparações internas e externas dos cargos e de seus respectivos salários.






Justificativa
De acordocom a Pesquisa dentro da organização, foi observado que os funcionários estão insatisfeitos, pois não encontram na organização um plano de carreira. Já na questão Remuneração consta que as atividades exercidas não condizem com seus salários, o que ajuda grandemente na desmotivação de todos os colaboradores.
Portanto justifica-se a escolha do tema “cargos e salários”, pois a mudança trará um meiode motivação para os funcionários da empresa.
Um plano de cargos e salários constitui-se em instrumento relevante de gestão e deve contemplar princípios fundamentais, como flexibilidade, mobilidade funcional, motivação profissional e racionalidade administrativa, que promovam o estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional, propiciem oportunidades de progressão funcional com possibilidadede desempenho de atividades em diversas áreas operativas, atendendo a níveis de proficiência técnica requeridos pela organização integrar suas atividades e ampliar a produtividade, dentro de uma visão de prestação de serviço de interesse público, tornando o processo decisório mais eficaz.





2 OBJETIVOS

Geral:Proporcionar um ambiente de motivação e produtividade, eliminando asincoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou a insatisfação das pessoas.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Conhecer os cargos existentes na empresa;
* Realizar a análise dos cargos;
* Obter informações salariais do mercado;
* Estruturar de cargos e faixas salariais;
* Definir a política salarial.










4 REVISÃO DA LITERATURA

Chiavenato (1994 p. 303)afirma que: “Salário é a retribuição em dinheiro ou equivalente paga pelo empregador ao empregado em função do cargo que este exerce e dos serviços que presta”.
Já Megginson, Mosley e Pietri (1998 p. 302) afirmam que: ”Remuneração é dar aos empregados um pagamento financeiro como recompensa pelo trabalho realizado e como motivador de desempenho futuro”.
Entende-se que salário é a compensação...
tracking img