Cargos e salarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição de Salário
Teoria de Maslow salario contribui muito pois ele satisfaz as necessidades básicas do funcionário independente da empresa o salario contribui para aceitação social do individuo , o salario e umas das formar objetivas na demonstração de valor do trabalho .Associado ao plano de carreira se bem administrado pelos recursos humanos ele servirá de base aos fatores de motivação .Nateoria de Herzberg o papel do salario que está intimamente ligado a satisfação das necessidades humanas , ele divide os fatores em higiênicos e motivadores .
Os motivos higiênicos são oferecidos pela empresa, ambiental relacionamentos com superiores o salario muitas vezes também pode gerar insatisfação sim , Motivadores são os cargos relacionados pelos funcionários na organização as funçõesexigidas com o trabalho bem realizado, reconhecimento e o crescimento profissional. Podemos concluir que o salario nada mais é como contribuição feita pelo trabalho, e não algo motivador isso na teoria de Herzberg que entra em contradição com a teoria de Maslow que diz que o salario e sim algo de motivação nas organizações.

Teoria da Maslow
Maslow cita o comportamento motivacional, que é explicadopelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá idéia de um ciclo, o Ciclo Motivacional.
Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevéma frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes: 
a. Comportamento ilógico ou sem normalidade;
b. Agressividade por não poder dar vazão à insatisfação contida;
c. Nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios/digestivos;
d. Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos;
e. Passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo, resistência às modificações, insegurança,não colaboração, etc.
Quando a necessidade não é satisfeita e não sobrevindo as situações anteriormente mencionadas, não significa que o indivíduo permanecerá eternamente frustrado.    De alguma maneira a necessidade será transferida ou compensada. Daí percebe-se que a motivação é um estado cíclico e constante na vida pessoal.
A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teoriasde motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas ou nenhuma pessoa procurará reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicasestiverem insatisfeitas.
Maslow apresentou uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas ou básicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização
Os 5 níveis a serem "escalados" por um serhumano, segundo Maslow, são: 
Atender as necessidades básicas ou fisiológicas
Atender as necessidades de segurança
Atender as necessidades Sociais ou de associação
Atender as necessidades de Status ou Auto Estima
Atender as necessidades de Auto-Realização
 
De acordo com Maslow, as necessidades básicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono,repouso, abrigo, etc. As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo. As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. Asnecessidades de auto estima envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e...
tracking img