Cargos e salários

Páginas: 7 (1553 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2011
ETEC PROF. APRÍGIO GONZAGA / EXT. CEU QUINTA DO SOL

Cargos & Salários

São Paulo
2011
ETEC PROF. APRÍGIO GONZAGA / EXT. CEU QUINTA DO SOL

Andressa Honório de Oliveira Nº 02
Danielle Cesário 06
Eunice Correia 08
Priscila Gomes 16
Thais Rosa 22
Maria26
Turma: 2ºW Administração
Disciplina: Gestão de Competências – Profª Roseli Molina
Data da Entrega: 04/11/2011

Trabalho em equipe apresentado à disciplina de Gestão de Competências, solicitado pela professora Roseli Molina, para obtenção de nota que compõe a ficha avaliativa relativa ao segundo semestre de 2011.
ApresentaçãoO trabalho foi elaborado para maior conhecimento de uns dos principais aspectos dentro de uma organização os salários. Muitos de nós questionamos porque ao nosso ver recebemos uma quantia pequena não relacionada à nossa função, mas não sabemos ao certo o motivo na qual chegaram aquele valor.
Através desse trabalho, conheceremos tudo que há por trás das pesquisas salariais, por quem, para quesão feitas, até chegar no resultado final.

Sumário

Cap. I – Definição de Cargos e Salários
Salário

Na economia atual podemos dizer que o salário está sob constante ameaça. O salário pode ser visto sob dois pilares, o da empresa e o do empregado e para o empregado é natural que seja visto como uma retribuição, na organização impacta inclusive no clima organizacional, na produtividade e nocusto da operação. Para a grande maioria dos profissionais o salário significa a sobrevivência

Cargo

É a forma de agruparem as tarefas e atribuições as pessoas na organização, no sistema de remuneração tradicional, concentra-se tudo no cargo e claro no perfil do ocupante da posição. Ou seja, os requisitos (experiência, escolaridade, conhecimentos e etc).

Maslow desenvolveu uma teoria, quedeu nome de “Hierarquia das necessidades” e portanto demonstrou as necessidades humanas em ordem de prioridades. Auto-realização, auto-estima, fisiológica de associação e de segurança.
Cap. II – Pesquisa Salarial
Para implantação de um plano de cargos e salários é fundamental a realização de uma pesquisa salarial, a pesquisa compreende as seguintes fases; definição dos cargos a serempesquisados, definição das empresas participantes, elaboração do material de coleta, convidar as empresas selecionadas, análise e triagem dos dados coletados, tabulação dos dados, análises dos dados, emissão dos relatórios, apresentação dos resultados para a empresa e devolutiva ao mercado. Ainda na pesquisa salarial é necessário identificar a seleção do mercado a serem pesquisados, região, porte, ramo deatividade, tabulação e análise dos salários, análises de consistência, emissão de relatórios gráficos e caderno de coletas.Junto com a Avaliação dos Cargos é parte fundamental de todo o PCS. A pesquisa salarial objetiva obter elementos de comparação entre a estrutura da empresa e os níveis de remuneração praticados pelas principais empresas do mercado na qual a organização se insere. É a garantia daeqüidade externa de qualquer política salarial, deve ser feita através de uma pesquisa de mercado junto às outras empresas da mesma região, porte, ramo de atividade etc.

Objetivos da Estrutura Salarial
1- Garantir o equilíbrio interno: Garantir uma adequada harmonia interna dos cargos e salários dentro da organização.

2- Garantir o equilíbrio externo: Utilizar a Pesquisa Salarial comoprovedor da harmonia externa dos cargos e salários dentro da organização.

3- Estabelecer os critérios e os métodos para a construção da Estrutura de Cargos e Salários, normas e procedimentos para a administração salarial.

4- Política de Cargos e Salários: Estabelecer os critérios, normas e procedimentos para a administração salarial.
Cap. III - Plano de Cargos e Salários

Um dos pontos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cargos e salários
  • Cargos e salários
  • cargos e salarios
  • Cargos e Salarios
  • Cargos e salarios
  • Cargos e Salários
  • Cargos e Salarios
  • Cargos e salarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!