Cargos e salários

Páginas: 32 (7923 palavras) Publicado: 7 de abril de 2011
UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Curso: Área: Disciplina: Pós-Graduação. Recursos Humanos Planejamento Estratégico de RH.

ESTUDO DE UM PROJETO DE INSTALAÇÃO DE UM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS EM UMA EMPRESA.

Orientador: Prof. MSc. Gilnei Luiz de Moura Grupo: Anderson Marciano de Paula Corina Toledo Edna Coutinho de Oliveira Isaías Jatobá de Araújo Renato Lourenço Simone Ap. de AbreuOsasco, 09 de Outubro de 2007.

RESUMO Este estudo descreve os passos necessários para a implantação de um sistema estruturado de remuneração, demonstrando os passos para a aplicabilidade de uma gestão salarial, com base nos salários aplicados pelo mercado de trabalho, dos profissionais do nível administrativo, levantando algumas formas de planos de avaliação salarial de forma resumida, focandoseu principal estudo no sistema baseado em pontos. Realizaremos o estudo com um grupo de dez cargos administrativos, representativos de uma organização. Este estudo tem como objetivo uma aplicação prática e detalhada de implantação de cargos e Salários.

II

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1. Apresentação do Tema 1.2. Organização do estudo 1.3. Metodologia 2. PLANEJAMENTO PARA IMPLANTAÇÃO 2.1.Objetivos 2.2. Divulgação 3. ANÁLISE DE CARGOS 3.1. Definição do universo de cargos 3.2. Coleta de dados dos cargos 3.3. Descrições de Cargos 3.4. Titulação dos Cargos 3.5. Levantamento de especificações 4. PESQUISA SALARIAL 4.1. Conceito 4.2. Identificação dos cargos para pesquisa 4.3. Identificar empresas para pesquisa 4.4. Fazer manual a ser distribuído para empresas 4.5. “Feedback” da pesquisa ásempresas pesquisadas 5. MÉTODOS DE AVALIAÇÕES 5.1. Não quantitativos 5.1.1.Escalonamento 5.1.2.Graus Pré-determinados 5.2. Quantitativos 5.2.1.Pontos 5.2.1.1.Identificação dos cargos chaves na empresa; 5.2.1.2.Tratamento estatísticos das avaliações dos fatores; 5.2.1.3.Avaliando os cargos em pontos; 6. POLÍTICA SALARIAL 6.1. Conceito 6.2. Remuneração estratégica 7. ESTRUTURA SALARIAL 8. CONCLUSÃO 9.BIBLIOGRAFIA 10. ANEXOS

III

1. INTRODUÇÃO 1.1. Apresentação do Tema Nas organizações empresariais além dos investimentos em máquinas e matérias-primas contém em seu universo o mais importante ativo, que é a sua força de trabalho seus talentos, e como tal dotado de inteligência e de capacidade de transformação, sendo a principal força motora dento das organizações. “Hoje, na maioria dossetores, é possível comprar no mercado internacional máquinas e equipamentos comparáveis aos das principais empresas globais. O acesso a itens de ativo fixo não mais representa o fator diferenciador; atualmente, a distinção resulta da capacidade de usar esses recursos com eficácia. A empresa que perder todos os seus equipamentos, mas preservar as habilidades e conhecimentos da força de trabalho,retornará aos negócios com razoável rapidez. A empresa que perder sua força de trabalho, mas mantiver seus equipamentos, jamais de recuperará.(1)” Dessa forma o tema da Administração de cargos e salários, é um fator relevante para a empresa na retenção e manutenção de seus ativos intelectuais, e atuando de forma estratégica na política de compensações de seus talentos, uma vez que salários apesar de nãomotivar, conforme a teoria das necessidades humanas, onde a remuneração faz parte dos fatores físicos higiênicos, sendo necessário para a manutenção pessoal e como tal caracterizado como um fator óbvio de lei da compensação, onde existindo trabalho, existirá a contrapartida da compensação, portanto o mesmo é visto como um fator não motivador, visto ser uma obrigação do comprador da força detrabalho. Por outro lado, caso esse fator salário, não seja satisfeito de forma justa, baseado em mercado e em políticas claras, o mesmo poderá se transformar em um fator com grande relevância na desmotivação dos empregados, portanto uma condução estratégica da política salarial na empresa será uma força básica necessária para um ganho de produtividade e retenção de seu capital humano, e ponto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cargos e salários
  • Cargos e salários
  • cargos e salarios
  • Cargos e Salarios
  • Cargos e salarios
  • Cargos e Salários
  • Cargos e Salarios
  • Cargos e salarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!