Cargos salario e beneficios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
csb
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Polo de Glória de Dourados
Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Administração de cargos, salários e benefícios.




Introdução

Salário motivação
Motivação é uma expressão que indica um estado psicológico de disposição ou vontade de perseguir uma meta ou realizar uma tarefa. Dizer que umapessoa está motivada significa dizer que esta pessoa apresenta disposição favorável ou positiva para atingir seu ideal.

A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. A mesma passa a ser entendida como fenômeno comportamental único e natural e vem da importância que cada um dá ao seu trabalho, do significado que é atribuído a cada atividade desse trabalho e quecada pessoa busca o seu próprio referencial de autoestima e autoidentidade.
A motivação dos empregados é um fator decisivo para a sobrevivência das empresas competitivas.

Considerando as teorias motivacionais modernas, com a questão salarial, como fator motivacional observou que, indiretamente, o salário contribui para a motivação em uma empresa, mas não é o mais importante, e podemoscompreender que o salário está tão intimamente ligado à satisfação das necessidades humanas.

Pois as pessoas desejam dinheiro porque este o permite não só a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também dá plenas condições para a satisfação das necessidades sociais, de autoestima e de auto realização.
O salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente. A trocafria de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca a garantia de sua sobrevivência.
Diante disso, a empresa deve ver o salário como função agregada de motivação e procurar utilizá-lo como um instrumento a mais na compatibilização dos objetivos organizacionais e pessoais, para existir um ambiente motivador na empresa,pessoas integradas e produtivas, são necessários planos adequados de gestão de recursos humanos.
Considerando como plano básico, o carro-chefe, o PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS, porque sem ele dificilmente os demais planos de desenvolvimento funcionam.
Só depois devem ser implantados outros planos importantes para a gestão de pessoas, como carreiras, remuneração variável, treinamento e desenvolvimento,avaliação de desempenho e potencial, planejamento de recursos humanos.
Logo abaixo são apresentadas teorias e estudos sobre a motivação de diferentes autores, tais como Abraham Maslow, Frederik Herzberg e David MacClelland.

Abraham Maslow: Necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo; |
Necessidades de segurança, que vão da simplesnecessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida; |
Necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube; |
Necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e oreconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos; |
Necessidades de auto realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser. |
Frederik Herzberg: Fatores higiênicos; Este esta relacionados com o meio que o funcionário atua, são determinados pela organização, e que fazem parte da cultura da empresa, ou seja, fora do controle dosfuncionários, de responsabilidade apenas da empresa e de seus respectivos administradores. Esses fatores são necessários para ajustar os colaboradores a seu ambiente, porém não são determinantes para gerarem motivação ou produtividade em longo prazo. São fatores que se referem às condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, como: o...
tracking img