Cargors e salarios

2090 palavras 9 páginas
[pic] |Disciplina: Recrutamento e Seleção
Nome: Regina Alves Felício – RA 121506
Nome: Robervaldo Messias da Silva – RA: 133174
Nome: Edson Batista da Silva – RA

Curso: 5TGRH
Atividade: ED de Recrutamento e Seleção | |

1 – Conceitue seleção de pessoas.

Seleção é o processo pelo qual uma organização escolhe, de uma lista de candidatos, a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as atuais condições de mercado.

2 – Explique a seleção como um processo de comparação.

A melhor maneira de conceituar seleção é representá-la como uma comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido e, do outro lado, o perfil das características dos candidatos que se apresentam para disputá-lo. A primeira variável é fornecida pela descrição e análise do cargo, enquanto que a segunda é obtida por meio de aplicação das técnicas de seleção.

3 – Por que a seleção é uma responsabilidade de linha e função de staff ?

A seleção tal como ocorre com a ARH – é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Em outras palavras, o órgão de RH presta assessoria aplicando provas e testes, enquanto o gerente de linha toma as decisões a respeito dos candidatos. A comparação é quase sempre uma função de staff executada pelo órgão de seleção de pessoal, que deve contar com especialistas e psicólogos para tal tarefa com a finalidade de tornar a seleção um processo fundamentado em bases científicas e estatisticamente definidas. A comparação permite verificar quem possui as qualificações desejadas é aceito e quem não as possui em relação ao cargo com que estão sendo comparados os candidatos.

4 – Explique a seleção como um processo de decisão e escolha.

Após a comparação entre as características exigidas pelo cargo e as características oferecidas pelos candidatos, pode acontecer que vários destes apresentem condições aproximadamente equivalentes para serem indicados para ocupar o cargo

Relacionados