Cargas perigosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 Fogo Amigo
Oxidação, luz, calor

3 elementos em proporção iguais


Principio de incêndio


A B C D
Verde Vermelho Azul Amarelo


A  Sólidos – madeira – vapor e gás
B  Líquidos – gasolina – vapor e gás
 Gasoso – GLP
 Obs: A águaé o único agente que pode atuar nas 4 classes.


Triangulo de Fogo

Ao contrário do que parece, somente a presença dos três elementos não é suficiente para que o fogo ocorra, é necessária uma mistura ideal, ou seja, que eles apareçam em proporções adequadas exemplificando.
Mistura Pobre: Pouco vapor de combustível, muito comburente. (Não tem fogo).
Mistura Rica: Muito vapor decombustível e pouco comburente. ( Não tem fogo).
Mistura Ideal: Presença dos três elementos do fogo na proporção adequada. (Aqui ocorre fogo).

Elementos do Fogo

Comburente: É o material gasoso que pode reagir a um combustível, produzindo a combustão. È ele que alimenta a combustão.
O oxigênio representa aproximadamente 21% da composição da atmosfera terrestre, ao nível médio do mar.

21% a12% O2 – Queima completa (menos resíduo)
12% a 6% O2 – Queima incompleta (mais resíduo)
6% a 0% O2 – Não há combustão.

Calor: È uma forma de energia que se transfere de um corpo para o outro, quando há entre eles diferença de temperatura. O calor é responsável por iguitar a mistura inflamável.
Combustível: È toda a substância capaz de entrar em combustão e compreende praticamente todos osmateriais que nos cercam. O combustível é responsável por sustentar o fogo. Apresentam-se nos três estados físicos da matéria: sólido, liquido e gasoso.

Tetraedro do Fogo

Através de estudos sobre o triangulo do fogo entendeu que o fogo sem controle passa por um processo chamado Reação em cadeia.
Convencionou-se, então, representar esse processo bob forma de um tetraedro, o qual significaum fogo queimando continuamente suas quatro fases são: calor, combustível, oxigênio e reação em cadeia.
A reação em cadeia torna a queima auto-sustentável.O calor irradiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores que se combinam com o oxigênio e queimam, irradiando outra vês calor para o combustível , formando um ciclo constante.

Classes de IncêndioA combustão se caracteriza pelo desenvolvimento da queima de um determinado combustível que pode ser mais ou menos volátil.Os incêndios são divididos em classes que se caracterizam pelo tipo de material em combustão e pelo estágio em que se encontram para aplicar as técnicas e agentes extintos específicos no combate de cada incêndio. A norma regulamentadora 23 classifica os incêndios nas classesA, B, C e D.

A B C D
Papel, madeira liquidos inflamáveis equipamentos elétricos metais combus..

Propagação de incêndio

A principal causa de propagação de incêndio é a falta de prevenção. Por isso alguns cuidados simples são fundamentais, como não acumulartrapos, observar a manutenção preventiva e manter os equipamentos isolados termicamente.
Importante lembrar que as fontes de calor podem ser de origem elétrica, mecânica e química.
A transmissão de calor é a forma de propagação do fogo. O calor passa de um corpo para o outro de 3 maneiras diferentes.
Condução: o calor se propaga de um corpo para outro, por contato direto ou de um condutorintermediário.
Radiação: a energia do calor é transmitido através da atmosfera em linha reta através do espaço.
Convecção: Processo de troca de calor que ocorre entre os líquidos ou gases. Neste caso o calor é transportado de um lugar para o outro através do movimento de quantidade de matéria. O que acontece é que partes dos liquidos se movimentam dentro do recipiente seja distribuída. Quanto...
tracking img