Carga em estrela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução Teórica
“Pode-se demonstrar que, numa carga alimentada por um sistema polifásico a m fases e n fios, a potência total absorvida pela cargaé obtida da soma das leituras em n – l wattímetro ligados de modo que cada uma das bobinas amperométricas esteja inserida num dos n – l fios e as bobinasvoltimétricas estejam ligadas tendo um ponto em comum com a amperométrica e o outro terminal de todas elas sobre o n-ésimo fio.” – Teorema de Blondel(1983)
Vamos demonstrar o teorema de Blondel para uma carga ligada em estrela alimentada por trifásico a três fios (a demonstração do teorema para uma cargaem triângulo é análoga). A potência lida num wattímetro é sempre igual ao valor médio da potência instantânea por ele medida. Assim, da figura baixo, esendo T o período das correntes e tensões, as potências lidas em cada um dos wattímetros valem:



Mas


Logo

Mas, aplicando-se a 1ª lei deKirchhoff ao nó N, temos:

Logo,


Salientamos que a potência total coincide com a soma das leituras dos wattímetros, quer se trate de cargaequilibrada ou não. Isso porque, mesmo no caso de carga desequilibrada , a Equação é verificada.
Em se tratando de uma carga em estrela com alimentação a 4fios (com neutro), pode-se determinar a potência fornecida pela soma da leitura em dois wattímetros somente no caso de carga equilibrada, quando a equaçãoé verificada. Caso a carga seja desequilibrada, devem ser utilizados três wattímetros.

Figura 1 – Esquema de ligação dos wattímetros (Carga em Estrela)
tracking img