Cardiovascular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Pará
Campus Universitário de Altamira
Prof.ª Maria Cecília Picinato
Discente: Dayane Santos Ribeiro
Disciplina: Fisiologia Humana

Atividade Avaliativa- Sistema Cardiovascular


1- Diferencie o potencial de ação das células condutoras (ou células de excitação) do átrio e ventrículo com o potencial de ação do nodo sino atrial.
R= O sistema de condução elétrica docoração é uma das mais maravilhosas estruturas do corpo humano. Enquanto dormimos, conversamos, caminhamos, corremos ou realizamos qualquer atividade, o nosso coração não para de funcionar. Para entender a grandiosidade deste fenômeno, que ocorre a cada segundo de nossa vida, é preciso parar e refletir no quanto dependemos do mesmo para nos mantermos vivos.
1. Nodo Sino atrial - fica localizadona região superior do átrio direito, tem a função de marca-passo do coração, isto é, comanda o ritmo e frequência do coração.
2. Feixes Internodais - são ramificações que derivam do nodo sino atrial que têm a finalidade de conduzir o estímulo elétrico até o nodo átrio-ventricular. Para o átrio esquerdo existe o ramo de Bachman que faz com que o estímulo se dissipe nesta região, fazendo com que osdois átrios se contraiam simultaneamente.
3. Nodo Átrio-Ventricular - fica localizado no assoalho do átrio direito.
A inervação intrínseca ou sistema de condução do coração é a razão dos batimentos contínuos do coração. É uma atividade elétrica, intrínseca e rítmica, que se origina em uma rede de fibras musculares cardíacas especializadas, chamadas células auto-rítmicas (marca passo cardíaco),por serem auto-excitáveis
A excitação cardíaca começa no nodo sino atrial (SA), situado na parede atrial direita, inferior à abertura da veia cava superior. Propagando-se ao longo das fibras musculares atriais, o potencial de ação atinge o nodo atrioventricular (AV), situado no septo interatrial, anterior a abertura do seio coronário. Do nodo AV, o potencial de ação chega ao feixeatrioventricular (feixe de His), que é a única conexão elétrica entre os átrios e os ventrículos.
Após ser conduzido ao longo do feixe AV, o potencial de ação entra nos ramos direito e esquerdo, que cruzam o septo interventricular, em direção ao ápice cardíaco.
Finalmente, as miofibras condutoras (fibras de Purkinje), conduzem rapidamente o potencial de ação, primeiro para o ápice do ventrículo e apóspara o restante do miocárdio ventricular.
Nodo sino atrial (SA) ou marcapasso ou nó sino atrial: região especial do coração, que controla a frequência cardíaca. Localiza-se perto da junção entre o átrio direito e a veia cava superior e é constituído por um aglomerado de células musculares especializadas. Devido ao fato do nódulo sinoatrial possuir uma frequência rítmica mais rápida em relação àsoutras partes do coração, os impulsos originados do nódulo SA espalham-se para os átrios e ventrículos, estimulando essas áreas tão rapidamente, de modo que o ritmo do nódulo SA torna-se o ritmo de todo o coração; por isso é chamado marcapasso. Sistema De Purkinje: embora o impulso cardíaco possa percorrer perfeitamente todas as fibras musculares cardíacas, o coração possui um sistema especial decondução denominado sistema de Purkinje.

2- Qual o sistema nervoso que age no controle involuntário do sistema cardiovascular? Como ocorre essa ação na frequência cardíaca?
R=
3-Considerando que você já sabe quais os neurotransmissores que agem no nodo sino atrial e células de contração, descreva os mecanismos celulares que esses primeiros mensageiros promovem nestes tecidos.
4-Oque é o ciclo cardíaco? De que forma ele esta relacionado com o eletrocardiograma? Faça a representação das curvas de pressão atrial, ventricular e aórtica durante o ciclo cardíaco e relacione com o volume ventricular e os sons cardíacos.
R= Os eventos cardíacos que ocorrem no início de cada batimento, até o início do próximo batimento, são chamados de ciclo cardíaco. Cada ciclo tem início...
tracking img