Cardiologia intervencionista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

No contexto da saúde mundial, as doenças cardiovasculares destacam-se pelos elevados índices de morbidade e mortalidade. No Brasil, 300.000 brasileiros são vítimas dessas doenças ao ano e essas são consideradas as maiores causas de óbito em todo o país, independentemente da faixa etária.
A cardiologia intervencionista tem sido muito importante para o diagnóstico de doençascardíacas. Ela é caracterizada pela utilização de técnicas envolvendo a introdução de cateteres para tratamento das doenças coronarianas.
O primeiro procedimento médico de cateterismo cardíaco documentado foi realizado por Werner Forssman, em 1929, que passou um cateter pelo lado direito do seu próprio coração através de uma veia cubital. As técnicas de cateterismo cardíaco direito e esquerdo foramdesenvolvidas durante as décadas de 1940 e 1950. Em 1953 as técnicas percutâneas de cateterismo cardíaco arterial foram introduzidas por Seldinger.
Desde 1960, com a união entre os computadores e a tecnologia do raio-X, tem sido possível a obtenção de imagens das estruturas internas e das funções do corpo humano. Essa imagem somada à habilidade técnica do profissional contribui para a elaboração dediagnósticos de determinadas doenças. Com a emissão das imagens é possível evitar a cirurgia exploratória e visualizar os órgãos vitais em atividade, identificando bloqueios e detectando sinais de possíveis desordens.












1. HEMODINÂMICA

Hemodinâmica ou Cardiologia Intervencionista
É um conjunto de procedimentos médicos invasivos para diagnostico e tratamento decardiopatias.
Utiliza o cateterismo, praticas que induz cateteres finos na dinâmica circulatória, assim o diagnostico por introdução de contraste radiológico. Possibilita também tratar isquemias coronárias pela desobstrução mecânica do vaso (angioplastia), assim como introdução de aparatos (stent). [1]




Fig. 1 - Sala de Intervencionismo










2. PATOLOGIA

2.1. ATEROSCLEROSEA arteriosclerose é uma doença que é caracterizada pelo endurecimento e fechamento dos vasos devido ao enfraquecimento dos vasos sanguíneos, devido ao numero elevado de gordura dentro dos vasos e artérias que se acumula. A doença pode acometer qualquer vaso sangüíneo, sendo os mais freqüentes: artéria aorta, artérias coronárias, artérias cerebrais e as artérias periféricas, é mais freqüente noshomens e idosos. A zona onde há a acumulação chama-se de placa. Esta reduz o calibre da artéria provocando diminuição da quantidade de sangue que consegue passar e conseqüente aumento do esforço do coração para bombear. Este esforço provoca hipertensão arterial sistólica. A superfície interna da artéria é lisa, com aterosclerose torna-se irregular o que constitui um obstáculo à circulação efacilita a formação de coágulos (trombos) no local da placa entupindo total ou parcial da artéria impedindo ou diminuindo a passagem do sangue. [2]




Fig. 2 – Artéria Coronária

2.1.1. Principais Causas
• Idade avançada (a placa vai-se formando com o avançar da idade);
• Colesterol elevado (o excesso acumula-se nas paredes das artérias);
• Intoxicações (alteram a estrutura da parede dasartérias);
• Diabetes (dificulta a cicatrização das lesões e se não for tratada pode causar insuficiência cardíaca ou insuficiência renal);
• Sífilis (a bactéria que provoca sífilis destrói a mucosa provocando cortes muito pequenos nesta mucosa) [3]

2.1.2. Diagnóstico
No exame físico o medico tenta através de palpitação sentir o pulso da artéria da zona afetada, sentir a gravidade dadoença, Também pede analise do sangue, eletrocardiograma do coração, exame de eco Doppler e arteriografia.

2.1.3. Prevenção
• Evitar sempre que possível alimentos gordurosos
• Evitar Cigarro e bebidas alcoólica em excesso
• Verificar pressão arterial com freqüência após aos 40 anos
• Utilizar capsula de semente de uva em pó
• Ingerir fruta e verduras
• Praticar alguma atividade física...
tracking img