Carck

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2º Questão:
Após a 1ª Guerra Mundial, a Alemanha ficou completamente destruída. Com inflação elevada e dívida de guerra para pagar, o país entrou em crise profunda. A economia do país conseguiu uma melhora no início da década de 1920, mas a crise financeira que abalou o mundo em 1929 levou a Alemanha novamente ao declínio. O desemprego tomou conta do país e a produção caiu. Grande parte dapopulação passou a viver na miséria. Logo surge o cenário perfeito para a ascensão do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista.Em 1932, o presidente da Alemanha, Hindenburg candidatou-se à reeleição. Adolf Hitler, do partido nazista, foi seu adversário. O representante da nova sigla perdeu, mas obteve um número considerável de votos. Após as eleições,Von-Popen recebeu o cargo de primeiro-ministro, mas foi substituído em janeiro do ano seguinte por um general socialista, na esperança de gerar mais popularidade ao governo. Hitler foi o escolhido para assumir a chancelaria. Em março do mesmo ano, conseguiu a vitória nas eleições da Assembleia Nacional - uma espécie de Congresso Nacional da Alemanha - utilizando todos os artifícios possíveis paraobter o resultado. Assim com a vitória, Hitler adquiriu plenos poderes sobre a nação. A nova bandeira alemã passou a ser vermelha e ilustrada com a suástica, símbolo do partido nazista. O plano econômico estabelecido por ele gerou resultados , com a estatização de alguns setores e com investimentos em infra estrutura de base, caiu o número de desempregados e o país voltou a produzir e crescer.Mas o Nazismo de Hitler também foi marcado por atos desumanos contra os não arianos, principalmente os judeus, que por ideais anti- semitistas eram perseguidos, presos e torturados, logo existia uma crença alemã em purificar a raça. Esse anti semitismo culminou no Holocausto, onde judeus eram presos e torturados ate a morte em campos de concentração. Para este sistema, . Por serem de direitaextremista, caracterizou-se por ser um regime totalitário, ou seja, idéia de controle geral do estado, pela pessoa do chefe do Estado, no caso da Alemanha, Adolf Hitler. Essa forma de controle faz uso do medo em grau extremo, assim, difundiu-se uma ideologia que todos são olhos e ouvidos. Faziam-se festivais, atividades cívicas, com mobilização das massas na rua, para socialização e difusão dasidéias. Culminou para criação de outros sistemas, como o Fascismo e o neonazismo. Outra conseqüência desta forma de governo, foi a grande influencia, ou seja o estopim para a Segunda Guerra Mundial, quando Hitler invadiu quase toda Europa motivado por expandir o modelo adotado pela Alemanha .
O fato de parecer com o socialismo pelo controle das atividades econômicas, financeiras e sociais, não faz donazismo um partido socialista, ou seja, ele era antissocialista e anticomunista, se compararmos ao socialismo pregado por Karl Marx, a idéia de dominação aproxima-se mais do facismo.




















Faculdade Piauiense – FAP Teresina
Coordenação do Curso de Bacharelado em Direito
Disciplina: Introdução a Economia
Professora: Ana Maria Chaib Gomes RibeiroTrabalho sobre socialismo













Teresina, 12 de abril de 2012
3 Questao:
O nazismo teve sua difusão em um momento estratégico, assim como os demais regimes totalitários ao longo da história. Assim como no Brasil pré-ditadura, a Alemanha vinha de um abalo financeiro com a Primeira Guerra,logo, sem que pudesse estabilizar-se, vem a crise de 1929. Então surge a imagem do salvador da nação, alguém que tinha uma política econômica que afastaria o país daquela situação, com estatização, investimento em infra estrutura, investimento na indústria bélica, e que levaria a Alemanha a alcançar a situação de pleno emprego, esta pessoa seria Adolf Hitler
Mas, a forma de governo adotada por...
tracking img