Carbono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO



vamos primeiro entender o que é o carbono: elemento fundamental na constituição das moléculas orgânicas, o carbono utilizado primariamente pelos seres vivos está presenteno ambiente, combinado ao oxigênio e formando as moléculas de gás carbônico presentes na atmosfera ou dissolvidas nas águas dos mares, rios e lagos.
O carbono passa a fazer parte da biomassa atravésdo processo da fotossíntese. Os seres fotossintetizantes incorporam o gás carbônico atmosférico, transformando-se em moléculas orgânicas.

2 O ciclo do carbono

O carbono (C) é um elementoquímico de grande importância para os seres vivos, pois participa da composição química de todos os componentes orgânicos e de uma grande parcela dos inorgânicos também. Para equilibrar o processo derespiração, o carbono é transformado em dióxido de carbono.
O gás carbônico se encontra na atmosfera numa concentração bem baixa, aproximadamente 0,03% e, em proporções semelhantes, dissolvido na partesuperficial dos mares, oceanos, rios e lagos.
Removido da atmosfera pela fotossíntese, o carbono do CO2 incorpora-se aos seres vivos quando os vegetais, utilizando o CO2 do ar, ou os carbonatos ebicarbonatos dissolvidos na água, realizam a fotossíntese. Dessa maneira, o carbono desses compostos é utilizado na síntese de compostos orgânicos, que vão suprir os seres vivos.
Da mesma maneira, asbactérias que realizam quimiossíntese fabricam suas substâncias orgânicas a partir do CO2. Os compostos orgânicos mais comumente formados são os açucares (carboidratos), mas, além deles, as plantas sãocapazes de produzir proteínas, lipídeos e ceras em geral.

O carbono das plantas pode seguir três caminhos:

• pela respiração é devolvido na forma de CO2;
• passa para os animais superiores viacadeia alimentar;
• pela morte e decomposição dos vegetais, volta a ser CO2.

O carbono é adquirido pelos animais, de forma direta ou indireta, do reino vegetal durante a sua alimentação....
tracking img