Carbono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O carbono é um elemento químico de grande importância para os seres vivos, pois participa da composição química de todos os componentes orgânicos e de uma grande parcela dos inorgânicos. Ele pode se apresentar de diferentes formas na natureza: gás, carvão, coque, negro-de-carvão, grafite e diamante.
Entende-se por ciclo do carbono as diversas transformações que o mesmo sofre ao longodo tempo, estando relacionado com o controle do clima e sendo fonte de energia e massa da maior parte dos seres vivos.
O ciclo constitui principalmente na eliminação e absorção do CO2, sendo que a eliminação é feita através da respiração dos organismos, da matéria orgânica em decomposição e queima de combustíveis fósseis. Já absorção é realizada através da incorporação do dióxido de carbono nosprocessos de quimiossíntese e fotossíntese, como também pela dissolução de CO2 nas águas naturais.

São os seres autototróficos que iniciam o ciclo do carbono (absorção de CO2), captado pelos demais organismos e finalizado pelos decompositores, devolvendo ao ambiente todos os nutrientes, incluindo o carbono, para o reinício do processo. Lembrando que a devolução de carbono não ocorre somentecom a morte de um organismo (animal ou vegetal), mas continuamente durante a vida de qualquer ser, através da respiração (eliminação de CO2). Contudo, a queima de combustíveis fósseis, como o carvão mineral e o petróleo, utilizados em termelétricas e veículos automotivos, colaboram consideravelmente com a emissão de gás carbônico no ambiente.
Hoje, a excessiva concentração de gás carbônico naatmosfera trás um grande problema o “aquecimento global”, provocado pelo chamado fenômeno efeito estufa que é basicamente o aquecimento gradual da temperatura da Terra.

1. Ciclo do Carbono

Pode ser dividido em ciclo geológico e biológico. O ciclo geológico pode durar milhões de anos e é integrado à própria estrutura do planeta enquanto o biológico é relativamente rápido, estima-se que suarenovação ocorra a cada 20 anos.

Figura 1: Esquematização do ciclo do carbono
Ciclo Biológico
Os organismos autótrofos iniciam o ciclo ao absorver o gás carbônico (CO2) presente na atmosfera para a realização da fotossíntese ou quimiossíntese. Uma vez o carbono incorporado às moléculas destes seres, ele serve como fonte de energia para os próximos níveis tróficos através da cadeia alimentar ,pois quando há presença de luz solar (absorvida pela clorofila), o gás carbônico do ar e a água do solo retirado pelas raízes é levada até as folhas para se transformar gás oxigênio e em hidratos de carbono (glicose). A glicose é usada como fonte de energia para fazer outras substâncias e o oxigênio é liberado para o meio ambiente.
Os organismos vivos usam esse C e o devolvem pelo processoinverso: o da respiração, decomposição dos organismos.
Depois de mortos, tanto animais quanto vegetais, sofrem a ação dos decompositores. Se a decomposição de sua matéria orgânica for total, há liberação de gás carbônico, gás metano e água, e se for parcial, há transformação em material combustível (petróleo e carvão). A matéria combustível, quando queimada, devolve o carbono à atmosfera na forma deCO2. Ou seja, o carbono fixado por fotossíntese, mais cedo ou mais tarde retorna à atmosfera pela decomposição da matéria orgânica morta.
Os oceanos também desempenham importante papel no ciclo do carbono. O gás carbônico é dissolvido na água e transportado pela Terra através de correntes marítimas. Os plânctons - organismos que têm pouco poder de locomoção e vivem livremente na coluna de água –utilizam esse CO2 para a fotossíntese. Caso a população de plânctons seja elevada, os oceanos servem como escoadouro de carbono, diminuindo a quantidade dele presente na atmosfera. Contudo, o aumento da concentração de gás carbônico não significa o crescimento da população destes seres marinhos, pois o carbono que necessitam já se encontra em excesso.
As florestas do mundo não são apenas os...
tracking img