Carbono e nitrogênio da biomassa microbiana e do solo em área degradada revegetada com tamboril no sul do piauí

3138 palavras 13 páginas
CARBONO E NITROGÊNIO DA BIOMASSA MICROBIANA E DO SOLO EM ÁREA DEGRADADA REVEGETADA COM TAMBORIL NO SUL DO PIAUÍ
Nara Nubia de Lima Cruz(1); Gessica Marafon(1); Milton Marques Fernandes(2); Márcia Rodrigues de Moura(3); Rissele Paraguai Lima(3)
Graduando em Agronomia, CPCE, UFPI, Campus Universitário, BR 135, km 3, Bom Jesus, PI, narinha.cruz@hotmail.com; (2) Professor Adjunto I; CPCE; UFPI; Campus Universitário, BR 135, km 3, Bom Jesus,PI; (3)Graduando em Engenharia Florestal, CPCE, UFPI, Campus Universitário, BR 135, km 3, Bom Jesus – PI.
(1)

Resumo - Este trabalho objetivou avaliar o efeito de plantio de Enterolobium cortortisiliquum em uma área degradada pela retirada de piçarra comparada a uma área degradada e a floresta secundária no carbono e nitrogênio da biomassa microbiana e do solo. Foram coletadas amostras na profundidade de 0-5 cm do solo nas áreas avaliadas. Avaliaram-se o carbono e o nitrogênio da biomassa microbiana pelo método irradiação-extração e o carbono orgânico total e o nitrogênio total do solo. A revegetação com Tamboril por 15 meses na área degradada não influenciou no carbono e nitrogênio da biomassa microbiana e o carbono orgânico do solo. O teor de umidade no solo influenciou de forma geral o carbono da biomassa microbiana. A revegetação com Tamboril pelo seu pequeno tempo de plantio permitiu aumentar o nitrogênio total do solo em comparação a área degradada. Porém o aumento do nitrogênio total do solo não influenciou a biomassa microbiana. Palavras-Chave: restauração florestal, leguminosas, espécies florestais. INTRODUÇÃO Entre as espécies arbóreas utilizadas para revegetação de áreas degradadas têm se as leguminosas que possuem a capacidade de estabelecer simbiose com procariotos fixadores de N2. Enterolobium cortortisiliquum, Mimosaceae, também conhecido popularmente como tamboril, é uma espécie heliófita, seletiva, higrófita, pioneira sendo empregada em reflorestamentos de áreas degradadas de preservação permanente em plantios

Relacionados