Carbonilas e hidroxilas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO
CURSO: FARMÁCIA/3º SEMESTRE
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA BÁSICA
PROFESSOR: DANIELLE RABÊLO

CARBONILAS E HIDROXILAS; MOLÉCULAS HIDROFÓBICAS E HIDROFÍLICAS

DAYSE APARECIDA DE OLIVEIRA BRAGA

QUIXADÁ-CEARÁ
FEVEREIRO/2013
CARBONILAS
Carbonila é um grupo funcional constituído de um átomo de carbono e um de oxigênio, ligados por ligação dupla, que entra nacomposição de aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, haletos ácidos e amidas.

Grupo Carbonila

Aldeídos e Cetonas
Aldeídos e cetonas são estruturalmente semelhantes, pois ambos têm a carbonila (C=O) como grupo funcional. A diferença é que, os aldeídos, possuem um átomo de hidrogênio e um grupo alquila (R) ou arila (Ar) ligado ao carbono carbonílico e as cetonas possuem dois gruposalquila ou arila. O aldeído mais simples é o formaldeído (CH2O), possui dois átomos de hidrogênio ligados à carbonila. A cetona mais simples é a propanona (CH3COCH3).

Aldeídos e cetonas são largamente encontrados na natureza, assim como em fragrâncias, corantes, hormônios, açúcares etc.

* Carboidratos
Carboidratos são compostos que ocorrem em todos os organismos vivos, sendo essenciaispara a vida. O açúcar da cana, o amido e a celulose são todos constituídos de carboidratos. Em geral, os carboidratos apresentam a forma empírica (CH2O)n. São poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, ou substâncias que, hidrolisadas, liberam estes compostos.
O tipo mais simples de carboidrato é constituído pelos monossacarídeos, chamados aldoses ou cetoses, segundo o grupo funcional queapresentam, aldeído ou cetona. De acordo com seu número de átomos de carbono, são designados trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptoses.

Ácidos Carboxílicos
Os ácidos carboxílicos são caracterizados estruturalmente pela presença do – COOH, denominado carboxila ou grupo carboxílico.

Muitos produtos naturais e sintéticos possuem esse grupo funcional, como, por exemplo, o ácidoacetilsalicílico:

As propriedades medicinais das folhas das cascas de salgueiro eram conhecidas desde a Antiguidade. Pedianos Dioscorides, médico romano (77 a.C.), prescrevia a decocção de folhas e da casca dessa planta para o tratamento de dores de cabeça, de estômago e de ouvido.
Em 1827, químicos franceses isolaram um composto de cascas de salgueiro. Esse composto foi denominado salicilina.Posteriormente, a salicilina foi hidrolisada à glicose e álcool salicílico, o qual foi então oxidado a ácido salicílico.

Embora o ácido salicílico pudesse ser utilizado com sucesso no tratamento de dores, processos inflamatórios e febre, devido ao fato de ser irritante para a mucosa do sistema digestivo, ele causava muito desconforto aos usuários. Em razão desses efeitos colaterais, em 1897 o químicoalemão Felix Hoffmann, trabalhando para a empresa Bayer, preparou, a partir do ácido salicílico, o ácido acetilsalicílico, que foi denominado aspirina em homenagem ao nome original da planta, Spiraea. A aspirina é utilizada como antipirético, anti-inflamatório e analgésico, sendo um dos medicamentos mais consumidos no mundo.

* Ácidos Graxos
Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos com uma longacadeia carbônica, geralmente com número par de átomos de carbono (entre 14 e 24), sem ramificações, podendo ser saturada ou conter uma ou mais insaturações. Os ácidos graxos mais comuns são os de 16 e 18 carbonos. O grupo carboxila constitui a região polar, e a cadeia carbônica, a parte apolar. Ácidos graxos livres são pouco encontrados nos organismos: mais frequentemente estão ligados a umálcool, que pode ser o glicerol ou a esfingosina. Os lipídeos resultante no primeiro caso são os triacilgliceróis e os glicerofosfolipídios; no segundo caso, são esfingolipídios. Os triacilgliceróis são uma forma de armazenamento de ácidos graxos; os glicerofosfolipídios e os esfingolipídios, juntamente com o colesterol, fazem parte das membranas celulares.

Os ácidos carboxílicos podem ser...
tracking img