Carboneto de calcio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS DO SUL E SUDESTE
FACULDADE DE ENGENHARIA DE MATERIAIS
DISCIPLINA: ENSAIO DOS MATERIAIS









Ensaio de Tração







Aluna: Samara da Silva Araújo
Matrícula: 07123002607
Prof°: Msc. Márcio Corrêa









MARABÁ-PA
2010


Introdução

Em um ensaio de tração, um corpo de prova ou provete é submetido a um esforçoque tende a alongá-lo ou esticá-lo até à ruptura. Geralmente, o ensaio é realizado num corpo de prova de formas e dimensões padronizadas, para que os resultados obtidos possam ser comparados ou, se necessário, reproduzidos. Este é fixado numa máquina de ensaios que aplica esforços crescentes na sua direção axial, sendo medidas as deformações correspondentes. Os esforços ou cargas são mensurados naprópria máquina, e, normalmente, o ensaio ocorre até a ruptura do material.
Neste trabalho é realizado o ensaio de tração de um produto acabado de metal e de um polímero (Polipropileno), o aço com especificações de um vergalhão de aço 1035 acabado, depois temperado e outra peça temperado e revenido, o de polímero com corpo de prova dentro da norma ASTM D638 . No de aço retirou-se umaamostra com determinado tamanho suficiente ao ensaio, dai então partiu - se ao uso da maquina universal concluindo o objetivo principal para logo a retirada de informações que se fazem úteis aos cálculos concluintes, no caso do polímero iniciou-se imediatamente o ensaio com os mesmos fins.





Objetivo

A caracterização por meio de ensaios mecânicos permite a obtenção de propriedadesimportantes destes materiais. Nesta experiência foi utilizado um ensaio para a obtenção das propriedades dos polímeros e de metais: um ensaio de Tração que relacionou as características mecânicas de ambos materiais através da resposta dos mesmos quando submetidos a diferentes tensões e deformações.


Equipamentos e Materiais


Para este ensaio de tração utilizou-se uma Máquina de Ensaiomodelo DL-2000 da EMIC – Equipamentos e Sistemas de Ensaio Ltda., com velocidade de deslocamento de até 500 mm/min e célula de carga com capacidade máxima de até 200 kgf. Atende às normas da ASTM e ABNT.
A figura a seguir mostra os componentes básicos de uma máquina de ensaios.

[pic]
Figura 5 - Máquina de ensaios de tração

A máquina de tração é hidráulica, movida pela pressão de óleo, e estáligada a um dinamômetro que mede a força aplicada ao corpo de prova. Os modelos mais antigos possuem um registrador gráfico que vai traçando o diagrama de força e deformação em
papel milimetrado à medida que o ensaio é realizado.

Materiais

• Universal EMIC (configurada para ensaio de tração);
• Paquímetro;
• Corpo de prova metalico Aço 1035;
• Corpo de prova metálico Aço 1035Temperado a 860°C;
• Corpo de prova metálico Aço 1035 Tempera/revenido 860°C , revenido por 1 hora a 205°C;
• Corpo de prova de Polipropileno (Norma ASTM D638).

Procedimento experimental

O procedimento descrito a seguir foi realizado para Vergalhão de Aço 1035 somente acabado, outro temperado, temperado e revenido e um polímero de polipropileno (PP). Todo o ensaio foi controlado pelosoftware Mteste, disponível no microcomputador ao lado do equipamento. O equipamento foi ligado antes da execução do software.
Colocou-se adequadamente o corpo de prova preso às garras, ajustando manualmente a altura da barra tracionada, de modo que as garras estivessem alinhadas e que não houvesse nenhuma força atuando na célula de descarga. Definiu-se no software MTest o método no qual foirealizado o ensaio (tração ou compressão), as dimensões do corpo de prova, velocidade do ensaio e de retorno, os limites de operação do equipamento, a forma de apresentação dos resultados, entre outros.

Análise de resultados e discussão

O ensaio de tração foi realizado de maneira totalmente computadorizada, utilizando-se a máquina de ensaio modelo DL-2000 da EMIC – Equipamentos e Sistemas de...
tracking img