carbonato de litiun

5105 palavras 21 páginas
Resumo Este trabalho tem por finalidade falar sobre as características físicas e químicas da substância que conhecemos por Carbonato de Lítio. Porém, o mais importante é ressaltar a sua importância na indústria farmacêutica e seus benefícios e reações sobre a saúde humana.
E como referência citamos o Transtorno Bipolar do Humor, doença na qual vem sendo utilizado o Carbonato de Lítio como medicamento na escolha terapêutica, observando seu mecanismo de ação.
O transtorno bipolar do humor era conhecido, antigamente, como psicose maníaco-depressiva, e é uma doença caracterizada pelas mudanças de humor da pessoa, o que se refere a estados de alegria e tristeza, podendo até se transformar numa depressão. A doença muda totalmente a vida social da pessoa, por isso é necessário acompanhamento com o médico psiquiatra e tratamento rigoroso com medicações. Essas medicações são os chamados Estabilizadores do Humor, onde o Carbonato de Lítio é o mais estudado e usado no tratamento do paciente.
Os médicos avaliam seus pacientes seguindo diretrizes do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM). De acordo com esse manual, existem quatro tipos de transtorno bipolar:
• Transtorno Bipolar Tipo I: definido por episódios maníacos que duram sete dias ou sintomas maníacos que fazem com que a pessoa precise ficar internada;
• Transtorno Bipolar Tipo II: definido por um padrão de episódios depressivos alternados com episódios hipomaníacos;
• Transtorno Bipolar não especificado em outra parte (BP-NOS): quando os sintomas da doença não completam com exatidão os critérios para o transtorno bipolares tipo I ou II;
• Transtorno Ciclotímico (Ciclotimia): uma forma mais leve da doença, com episódios alternados de hipomania e depressão leve por pelo menos dois anos.
O Carbonato de Lítio é usado como estabilizador do humor. Ele atua no Sistema Nervoso Central, normalizando os sintomas da doença, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e prevenindo a fase

Relacionados