Carboidratos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola
Nome: Turma: Número:
Professora: Disciplina: Educação Física

A Importância do Carboidrato na Atividade Física


Sumário

Introdução 3
Desenvolvimento 5
Conclusão 8
Anexo 9
Referência Bibliográfica 10Introdução

A nutrição é uma importante ferramenta dentro da prática esportiva, pois, quando bem orientada, pode reduzir a fadiga, permitindo que o atleta treine por mais tempo e/ ou se recupere rapidamente do gasto causado pelo exercício.
Inúmeros nutrientes alimentares estão relacionados ao fornecimento de energia e regulação dos processos fisiológicos do exercício, comisso a associação de modificações dietéticas seria útil para o aprimoramento do desempenho atlético.
O glicogênio muscular e a glicose sanguínea, derivada do fígado são utilizados como fontes energéticas primárias durante a prática de exercícios físicos predominantemente aeróbios ou anaeróbios. Contudo, os depósitos de glicogênio no corpo são extremamente limitados ao ponto dos dois principaissítios (músculos e fígado) contribuírem com apenas cerca de 1% a 2% das reservas totais dos substratos energéticos armazenados.
A quantidade absoluta de glicogênio armazenada, nos músculos é, em média, de 300g a 400g, portanto, muito superior à do fígado, que se situa, em média, entre 80g e 90g. Entretanto, em valores relativos, as reservas do fígado são aproximadamente 6% contra menos de 1% dosmúsculos. Tais valores podem ser modificados de acordo com o nível de treinamento do indivíduo, associado à ingestão de dietas ricas em carboidratos. Dessa forma, o treinamento, particularmente de resistência, pode desencadear um aumento na quantidade da proteína transportadora de glicose.
A fadiga que ocorre em exercícios físicos prolongados e/ou de alta intensidade está associada com baixosestoques e depleção de glicogênio nos músculos, hipoglicemia e desidratação. Como os estoques de carboidratos são limitados no organismo e suficientes para poucas horas de exercício, a manipulação da dieta com alimentação rica em carboidratos e a oferta desses nutrientes, tem como objetivo aumentar os estoques corporais tanto nos músculos quanto no fígado, melhorar o processo de recuperação, a respostaimune e prover substrato energético prontamente disponível para a utilização durante as atividades físicas (4).
O objetivo deste trabalho é discutir sobre a importância dos carboidratos para a prática de atividade física.



Desenvolvimento
Para quem pratica atividade física regularmente o carboidrato é o nutriente mais importante na alimentação. Isso porque esse nutriente será responsávelem maximizar seus estoques antes do exercício, fornecer energia durante o mesmo e também terá um papel fundamental no período de recuperação pós-exercício.
Mas por que precisamos deles antes de atividades físicas?
Os carboidratos são a maior fonte de energia da nossa dieta, representando cerca de 40 a 80% da energia (calorias) consumida diariamente. Na dieta são encontrados na forma decarboidratos complexos como o amido ou simples que seria o açúcar. Através da digestão estes são todos transformados em carboidratos ainda mais simples, sendo a glicose aquele em maior concentração e o único carboidrato utilizado diretamente pelo músculo. Na realidade, a glicose é a forma com a qual os carboidratos são utilizados no nosso organismo.
A atividade física provoca a maior demanda por energiado organismo, podendo levar a um aumento da geração de energia em até 120 vezes na atividade intensa. Desta forma, assim que se inicia uma atividade física, sobretudo as intensas, o organismo passa a necessitar de glicose, utilizando as reservas de glicose do organismo, chamadas de glicogênio.
As reservas de carboidratos são limitadas no organismo e suficientes para poucas horas de exercícios....
tracking img