Carboidratos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Carboidratos
Carboidratos, nossa principal fonte de energia necessária para nos movimentar, executar trabalhos e viver., vem de alimentos como cereais, feijões e açúcares. Estes alimentos são nossa fonte mais barata de energia. Nosso corpo quebra os carboidratos em açúcar simples, chamado glicose, sendo basicamente o que queimamos para termos energia e calor. O fígado pode transformar glicose emum amido chamado glicogênio. Isto e pequenas quantidades de açúcar em nossos músculos e sangue constituem nossa reserva energética. Se nós esgotarmos a reserva, nós temos de obter a energia necessária dos lipídios ou das proteínas. Aproximadamente 55-65% de nossas calorias totais devem vir dos carboidratos. Como já foi observado, alguns carboidratos devem estar presentes em uma dieta(aproximadamente 100g por dia) para ajudar a queimar a gordura (lipídios) numa dieta redutora ou problemas mais sérios poderão ocorrer.Cada grama de carboidrato nos fornece 4kcal. Um indivíduo adulto que realiza atividades moderadas precisa em média que 50% a 60% da dieta seja composta por carboidratos
Tipos de Carboidratos
Os carboidratos ou hidratos de carbono são substâncias compostas por hidrogênio,carbono e oxigênio e podem ser classificados em: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Alguns exemplos desses carboidratos são:
* Monossacarídeos - há carboidratos monossacarídeos em diversos açúcares, como os das frutas e aquele encontrado no leite;
* Dissacarídeos – por sua vez, os dissacarídeos podem ser encontrados em cervejas no leite (lactose), bem como em vegetais(sacarose);
* Polissacarídeos – podem ser encontrados nos vegetais (celulose e amido). (encontrado em sementes, milho e nos vários grãos com que são feitos o pão, os cereais, as massas...)
* Carboidratos simples (monossacarídeos): são absorvidos mais rápido e fornecem uma energia imediata ao organismo.
* Carboidratos complexos (dissacarídeos): para serem absorvidos pelo organismo efornecer energia, devem ser hidrolisados em carboidratos simples.

Alimentos ricos em carboidratos
* Açúcar;
* Arroz;
* Banana;
* Batata doce;
* Batatinha;
* Biscoitos;
* Frutas;
* Mel;
* Vegetais;
* Pães
* Bolo
* Macarrão entre outros
Os grupos
Os carboidratos podem ser divididos em dois grupos: carboidratossimples e complexos:
Classificados em simples e complexos, os carboidratos desempenham papéis distintos no organismo. Os primeiros são encontrados nos doces, no leite e nas frutas, têm um teor maior de glicose e, por isso, são digeridos mais rápido. Isso quer dizer que, depois de se deliciar com algum alimento rico em carboidratos simples, você não demora a sentir fome novamente. As frutas, portambém serem ricas em vitaminas, fibras e sais minerais, são as melhores opções para obter essa variação do nutriente.
Já os complexos garantem uma saciedade prolongada por terem digestão mais lenta. Encontrados nos cereais, arroz, pães e massas, eles são ainda mais eficientes quando obtidos pela versão integral, pois as fibras colaboram para que o estômago demore mais tempo para pedir comida.(Além de ser rica em fibras, a aveia esconde muitas outras vantagens).
  Funções dos carboidratos
* Os carboidratos não têm como única função a de fornecer energia para o corpo. Esta é a principal, mas existem outras.
* Poupar a queima de proteínas com finalidade energética.
* Auxiliar a oxidação mais eficiente e completa de gorduras com finalidade energética.
* A glicose é oprincipal combustível para o cérebro. A falta deste nutriente pode causar danos irreversíveis ao cérebro, pois é ela que irá manter a integridade funcional dos tecidos nervosos.
* Auxiliar na absorção do cálcio.
* A lactose (dissacarídeo) permanece mais tempo nos intestinos, estimulando a ação laxativa.
Por isso, nem pense em reduzir a zero os carboidratos da dieta, pois o organismo...
tracking img