Carboidrato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Carboidrato
Os carboidratos podem ser chamados de hidratos de carbono, glicídios, açúcares, entre outros nomes. São classificados de acordo com o número de moléculas em suaconstituição como monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
Os monossacarídeos são moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio(O). Os oligossacarídeos são moléculas orgânicas formadas pela união de 2 a 10 moléculas de monossacarídeos. Os oligossacarídeos mais importantes biologicamente são osdissacarídeos. Os dissacarídeos, como a sacarose, maltose e lactose são formados pela união de dois monossacarídeos.
Polissacarídeos: são moléculas orgânicas formadas pela união demais 10 moléculas de monossacarídeos, são abundantes na natureza, podendo ter função biológica de reserva energética, como o amido e o glicogênio ou função estrutural, como acelulose e a quitina.
Carboidrato, Amido, Extração
Os carboidratos são os principais substratos energéticos da célula, através da degradação da glicose por via anaeróbia eaeróbia. Popularmente são chamados de açúcares em virtude do seu mais conhecido representante, a sacarose, formada por um molécula de glicose e outra de frutose com sabor docecaracterístico. O amido (um polímero linear ou ramificado de glicose), entretanto, é a forma de carboidrato mais comum na alimentação, representando cerca de 90% dos carboidratos dadieta. As moléculas de amido e glicogênio são altamente hidratadas, porque elas tem muitos grupos hidroxila expostos e capazes de formar pontes de hidrogênio com a água. Amaioria das células vegetais tem a habilidade de sintetizar o amido, porém ele é especialmente abundante nos tubérculos, como as batatas, e nas sementes, como o grão de milho.
tracking img