Caranguejo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os caranguejos são os crustáceos da infra-ordem Brachyura, caracterizados por terem o corpo totalmente protegido por uma carapaça, cinco pares de patas, (pereópodes) o primeiro dos quais normalmente transformado em fortes pinças, e geralmente o abdómen reduzido e dobrado por baixo do cefalotórax. Os pleópodes se encontram na parte dobrada do abdómen e nas fêmeas são utilizados para proteção dosovos.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Animália
Divisão: Arthopoda
Subfilo: Crustácea
Classe: Melacostraca
Subclasse: Decapoda
Infraclasse: Pleocyemata
Ordem: Brachyura



MORFOLOGIA INTERNA E EXTERNA
Possui o corpo ovalado e 5 pares de patas, 4 para a locomoção e um para defesa e ataque. Este par, normalmente de dois tamanhos diferentes, é provido de poderosas garras. O marinhohabita praia arenosa, de cascalho e fundo rochoso raso.
De hábitos noturnos, costuma passar o dia entocado em frestas de rochas e corais. Muitas vezes carregam outros organismos presos sobre a carapaça (Simbiose - Mutualismo) como cracas, algas, esponjas e anêmonas.
O cuidado durante o mergulho é não encostar no fundo ou pedras, e nunca enfiar a mão em buracos pois, se ali estiver um caranguejo vaiocorrer uma dolorosa surpresa. Na classe malacostraca estão incluídos os crustáceos mais evoluídos, havendo uma maior homogeneidade do que nas demais classes. O corpo é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen; em alguns observa-se a cabeça fundida ao tórax (cefalotórax). A cabeça possui cinco pares de apêndices, sendo os dois primeiros denominados antênulas e antenas, respectivamente. Oterceiro par é a mandíbula que cobre a boca, seguido de dois pares de apêndices alimentares e da primeira e segunda maxilas. Os olhos são pedunculados. O tronco é composto de 14 segmentos e do telson (extremidade do abdômen, portando o ânus na sua base). Dos 14 segmentos, os oito primeiros formam o tórax e os seis últimos o abdômen. Os apêndices toráxicos, ou pernas, denominados periópodos, sãoadaptados para locomoção e proteção (quelas). Os malacostracos, na sua maioria, possuem um, dois ou três primeiros pares de apêndices modificados, dirigidos para a frente, para formar as maxilípedes. Os apêndices abdominais, os pleópodos (normalmente cinco pares), possuem diversas funções, como a de nadar, escavar, carregar os ovos (no caso das fêmeas), produzir correntes de ventilação e, às vezes,efetuar trocas gasosas. Nos machos, o primeiro ou primeiro e segundo pares de pleópodos estão modificados para a copulação. Os urópodos são peças achatadas e, juntos com o telson, formam uma nadadeira caudal. Os gonóporos femininos e masculinos estão localizados no sexto e oitavo segmentos toráxicos, respectivamente. A ordem Decapoda engloba os conhecidos camarões, lagostas e caranguejos, osmaiores e mais especializados crustáceos. Existem em torno de 8.500 decápodos descritos, o que representa cerca de um terço das espécies conhecidas de crustáceos, sendo a maioria marinha; alguns poucos invadiram o ambiente dulcícula, existindo ainda caranguejos anfíbios e terrestres. A característica marcante dessa ordem é a de seus representantes possuírem os três primeiros pares de apêndicestoráxicos modificados em maxilípedes e os outros cinco pares em pernas (de onde deriva o nome da ordem). O primeiro par geralmente é mais forte que os demais, e quando tem a forma de garra é chamado de quelípodo. ESPÉCIES Caranguejo-azul Boca-cava-terra Caranguejo-aranha-gigante Guaiamu Caranguejo-uçá Aratu Caranguejo-amarelo Chama-maré Caranguejo-do-rio Caranguejo-dos-coqueiros Maria-farinhaCaranguejo-de-água-doce-de-malta CLASSIFICAÇÃO CINTÍFICA Reino: Animalia Divisão: Arthropoda Subfilo: Crustacea Classe: Mal acostraca Ordem: Decapoda Subo rdem: Pleocyemata Infraordem: Brachyura
Latreille, 1802 seções Dromiacea
Raninoida Heterotremata
Thoracotremata


SISTEMA REPRODUTOR E REPRODUÇÃO
Os machos apresentam um abdome alongado estreito, com forma aproximadamente
triangular, além disso,...
tracking img