Características e Uso do RFID e Cabos transcontinentais

3426 palavras 14 páginas
Aluno: André Luis Cotrim, Turma 1P Administração – Noturno.
Prof. Fernando Mauro TI

Como funciona a RFID?
Já é um ato que virou rotina na vida de todos: ao fazer uma compra, um leitor ótico faz a leitura do código de barra, identificando qual é o produto e também o seu preço e se você realiza muitas compras, esse processo pode ser um tanto quanto demorado. Existe uma tecnologia que há alguns anos vem sendo estudada e pode substituir esta prática conhecida de todos nós. Ela é conhecida como RFID (acrônimo para
Radio-Frequency

IDentification

ou,

em

português,

Identificação

por

Rádio

Frequência) e uma de suas aplicações seria justamente em lojas e supermercados.
Isso porque esta é uma tecnologia de comunicação de curto alcance e etiquetas
RFID poderiam ser lidas automaticamente por sensores na saída do supermercado, por exemplo, dispensando o trabalho manual e individual de leitura dos códigos de barras. Além disso, existem diversas outras aplicações para este sistema, que serão expostos ainda neste artigo.
História
A origem da tecnologia RFID remonta à Segunda Guerra Mundial, nos sistemas de radares utilizados por várias nações (Alemanha, Japão, Inglaterra e EUA). Estes radares permitiam que a notificação da aproximação de aviões, mesmo eles ainda estando distantes, facilitando a preparação das defesas contra ataques inimigos.
Contudo, não se tinha como identificar aviões inimigos dos amigos.

Este sistema de radar foi “inventado” pelo físico escocês Sir Robert
Alexander Watson-Watt e este mesmo físico desenvolveu, em conjunto com o exército britânico, um sistema para identificação de aeronaves amigas no radar, para tornar realmente efetiva a preparação contra ataques inimigos.
Assim, foram implantados transmissores em aviões ingleses que davam respostas diferentes ao radar, indicando-os como amigos. Deste modo, estava implantado o primeiro sistema de identificação por rádio frequência.
Como funciona?

Aluno:

Relacionados

  • 20416956
    15147 palavras | 61 páginas