Características e princípios da Teoria a Administração identificados no filmo Tempos Modernos

490 palavras 2 páginas
Disciplina: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO 1 Assista atentamente ao filme “Tempos Modernos” e relacione todas as cenas que evidenciam características/princípios abordados pelas Teorias da Administração apresentadas em sala, separando cada uma.

R: Na seção cinco uma esteira rolante passa as peças e três tarefas são executadas de maneira repetitiva, sequencial, exaustiva e monótona (especialização do trabalho, Fayol), depois são conduzidas pra outro setor interligado pela esteira (princípio de preparo, pois o arranjo físico das máquinas, a proximidade e interligação dos setores minimizam a perda de tempo, desperdício e ganho na produtividade, Taylor). Na cena em que Carlitos tem um surto nervoso e corre pela fábrica borrifando óleo no rosto das pessoas, percebemos a divisão do trabalho nas seções com especialização de tarefas e das pessoas na busca da eficiência (princípio da divisão do trabalho, Fayol).
O Presidente monitorava todos os setores da fábrica, acelerando as rotinas de produção quando decidia aumentar a velocidade da máquina, dando ordem pra restabelecer a produtividade na seção cinco, o do Carlitos, repreendendo Carlitos na sua folga no banheiro, mandando-o retornar ao trabalho para não perder tempo. (princípio da centralização, Fayol).
Nas horas finais do expediente, o presidente dava ordem pra aumentar a velocidade da máquina, assim, tinha mais produtividade com a celeridade das tarefas não se preocupando com as condições físicas e emocionais dos operários (ênfase nas tarefas, Taylor)

2 Do ponto de vista da TGA, qual cena lhe chamou mais a atenção e por quê?

R: A cena que mais me chamou a atenção foi a demonstração de uma máquina alimentadora que prometia alimentar mecanicamente os empregados, e assim não haveria necessidade de parar para o almoço, gerando ganho na produtividade. A princípio o Presidente se interessou, mas como a máquina não foi eficiente e nem atingiu o seu objetivo, foi descartada a sua aquisição, pois para o

Relacionados

  • Cultura Audiovisual
    149775 palavras | 600 páginas