características da educumunicação exemplificando com relatos de experiências a partir dos textos lids e de vivência profissional pessoal

1460 palavras 6 páginas
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Produção Textual Individual

Memorial do Processo de Institucionalização do Serviço Social

2014
LUANA DOS SANTOS SILVA

Memorial do Processo de Institucionalização do Serviço Social

Memorial do processo de institucionalização do Serviço Social apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná. Disciplinas: Gestão Social; Serviço Social e Terceiro Setor; Oficina de Formação e Pesquisa Social. Professores: Maria Angela Santini; Paulo Sergio Aragão; Rodrigo Eduardo Zambon.

SÃO RAIMUNDO NONATO-PI
2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

INTRODUÇÃO

Podemos dizer que a primeira localização do Serviço Social como profissão situa-se no processo de reprodução das relações sociais, sendo entendido em primeiro momento como uma atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle social e difusão da ideologia da classe dominante entre a classe trabalhadora.
È preciso lembrar que isso se deve ao fato de que estamos inseridos na lógica da organização capitalista de produção, a qual se fundamenta na exploração da mais-valia, em que o capital subjuga o trabalho a ponto de se voltar á criação de condições favoráveis a sua reprodução e manutenção.
Embora constituída para servir os interesses das classes produtoras, o Serviço Social não se caracterizou exclusivamente como uma prática homogeneizada de reprodução tão somente a esses interesses. Participou também, ao longo de sua trajetória de respostas ás necessidades legítimas de sobrevivência das classes trabalhadoras. Porém o rompimento com

Relacionados