CARACTERIZAÇÃO PETROGRÁFICA DO CORPO DE METAGRANITÓIDES BORRACHUDOS BELMONT, REGIÃO DE ITABIRA, MG.

994 palavras 4 páginas
CARACTERIZAÇÃO PETROGRÁFICA DO CORPO DE METAGRANITÓIDES
BORRACHUDOS BELMONT, REGIÃO DE ITABIRA, MG.
Leonardo Aguiar1*, Johann Hans Daniel Schorscher1
1 Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, São Paulo.
*Bolsista Institucional e-mail: leonardo2.aguiar@usp.br
Introdução e Objetivos
Os metagranitóides Borrachudos (GB) da região E-NE e do extremo NE do
Quadrilátero Ferrífero foram definidos por Dorr e Barbosa[1] com localidadetipo nas imediações da cidade de Itabira. Regionalmente ocorrem diversos corpos tratando-se de metagranitóides com composição de álcali-feldspato granito com fluorita, ricos em quartzo, hololeucocráticos, bastante homogêneos de granulação média grossa, deformados. A foliação predomina sobre a lineação; esta, dada pelos minerais máficos concentrados em agregados lineares orientados subparalelamente, típicos para o litotipo[1-7].
Para essa pesquisa foi escolhida a região de Itabira como área maior e como alvo específico o corpo de GB Belmont (Figura 1). Os objetivos desse projeto são elaborar para os GB da pedreira de brita Belmont, uma caracterização mineralógica e petrográfica do litotipo e a análise da petrofabric em amostras orientadas. Visam-se as transformações metamórficas regionais progressivas dos GB da localidade-tipo[1;3-5] para o corpo Belmont e mais para leste sob condições metamórficas crescentes de fácies anfibolito e hidrogranulito[5-7], assim como estabelecer relações com a geologia estrutural regional.

Belmont

A fluorita, onipresente na localidade-tipo, torna-se rara até mesmo ausente.
Além do GB Belmont típico (Fotos 1, 2, 5, 6, 7 e 8) como fácies predominante, ocorrem uma subfácies granatífera (Foto 3 e 4), restos de rochas do tipo TTG não metassomatizadas (Foto 9 e 10), veios pegmatóides a hidrotermais ricos em quartzo, anfibólio, carbonato e sulfetos (Fotos 11 e 12) e veios irregulares tardios de feldspatização potássica rósea, de um processo metassomatico específico posterior ao

Relacionados