Caracterização do residua de ardosia como forma de extruvita

815 palavras 4 páginas
RESUMO

Tendo em vista os impactos ambientais advindos dos efluentes líquidos de serrarias e mineradoras de ardósia na região de Minas Gerais e a não obtenção de medidas técnicas para o tratamento do resíduo, o trabalho foi desenvolvido a fim de obter uma proposta para reaproveitamento do passivo ambiental de mineração de ardósia. Neste trabalho foi investigado as características dos diferentes resíduos de ardósia em busca da quantificação de magnésio e sílica para o aproveito deste no tratamento do lixiviado (remoção de amônia) por precipitação na forma de estruvita.

Palavras-chave: Estruvita; remoção de amônia; resíduo de ardósia; lixiviado de aterro sanitário

ABSTRACT

Considering the environmental impacts of liquid waste arising from sawmills and slate mining in Minas Gerais and the failure to obtain technical measures for the treatment of waste, the work was done in order to obtain a proposal for reuse of mining environmental liabilities slate. In this work we investigated the characteristics of different wasteslate in search of the quantification of magnesium and silicon to take advantage of this treatment of the leachate (ammonia removal) by precipitation in the form of struvite.

Keywords: Struvite, removal of ammonia, slate waste, landfill leachate

1 INTRODUÇÃO

De acordo com a ABIROCHAS, 2011 as ardósias são rochas metamórficas de origem sedimentar, formadas a partir de seqüências argilosas que se acumulam em ambientes marinhos, normalmente confinados e de águas rasas.
Essas seqüências, capeadas ou não por estratos mais jovens, podem sofrer um processo de compactação e litificação, transformando-se em rochas denominadas argilitos. Quando argilitos são mais profundamente soterrados na pilha sedimentar da bacia deposicional, estes começam a assumir uma estrutura laminada devida à compressão e reorientação dos minerais constituintes, convertendo-se em uma nova rocha denominada folhelho. A transformação dos argilitos em

Relacionados