Caracterização das bacias hidrográficas do município de são carlos (sp) – micro-bacia hidrográfica do ribeirão das guabirobas e micro-bacia hidrográfica do ribeirão do pântano e associação com a conservação biológica.

3047 palavras 13 páginas
Caracterização das Bacias Hidrográficas do Município de São Carlos (SP) – Micro-bacia Hidrográfica do Ribeirão das Guabirobas e Micro-bacia Hidrográfica do Ribeirão do Pântano e Associação com a Conservação Biológica.

Julio César Paschoal Teixeira Mauricio Campagnolli Rodrigo Batista de Freitas

Estudo voltado à delimitação e usos diretos dentro da área de APP. Estudo de toda vegetação nativa voltado para conservação in-situ da biodiversidade.

Prof. Dra. Adriana Catojo. Prof. Dr Salatiel Pires.

São Carlos 2010

1- INTRODUÇÃO

As bacias hidrográficas são um conjunto de terras drenadas por um rio e seus afluentes, formada nas regiões mais altas do relevo por divisores de água, onde as águas das chuvas, ou escoam superficialmente formando os riachos e rios, ou infiltram no solo para formação de nascentes e do lençol freático. (Barrella 2001). As bacias hidrográficas carregam então, um grande valor ecológico e econômico para a região, visto que ela é quem controla o curso da água pelas porções de terra da região e a sua possível alteração pode comprometer a disponibilidade do recurso.

A Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, incorpora princípios e normas para a gestão de recursos hídricos adotando a definição de bacias hidrográficas como unidade de estudo e gestão. Assim, é de grande importância para gestores e pesquisadores a compreensão do conceito de bacia hidrográfica e de suas subdivisões para possíveis aplicações de proteção e conservação da biodiversidade ao redor dos corpos hídricos e seus respectivos serviços fornecidos.

No Brasil, a

Relacionados

  • Recursos Hidricos - Educaçao Ambiental
    31895 palavras | 128 páginas