CARACTERIZAÇÃO DA AÇAO DAS SUBSTÂNCIAS BIOLÓGICAS CONTRA A VIRULÊNCIA DA Escherichia Coli ENTEROPATOGÊCICA

1915 palavras 8 páginas
CARACTERIZAÇÃO DA AÇAO DAS SUBSTÂNCIAS BIOLÓGICAS CONTRA A VIRULÊNCIA DA Escherichia Coli ENTEROPATOGÊCICA

Anteprojeto científico apresentado ao Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA, como parte dos requisitos para obtenção do grau de Bacharel em Enfermagem.

Orientador: Esp. Nariel Carlos Vidal Araújo

São Luís
2014

Adrielle Zagmignan*

RESUMO

1 JUSTIFICATIVA A Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) é uma importante causa de diarreia infantil, principalmente em comunidades de baixa renda, estando intimamente ligados a fatores como subnutrição, condições precárias de moradia, falta de água potável e de rede de esgotos o que de fato torna essa patologia um problema de saúde pública que vem se alastrando em grande proporções.
A bactéria Escherichia coli pode ser caracterizada como importante patógeno emergente, apesar de existir prevalentemente como comensal da microbiota da maioria dos animais endotérmicos, pode exibir sofisticados mecanismos de virulência sendo responsável por significativas afecções clínicas em homens e animais. Dentre estas afecções podem se destacar: meningite neonatal, septicemia, infecções do trato urinário, e diarréia que pode se manifestar tanto de forma branda, autolimitante quanto caracterizar quadros agudos como a colite hemorrágica e a síndrome hemolítica urêmica.
Um dos microrganismos mais prolíticos no trato intestinal humano é a Escherichia coli. Essas bactérias são normalmente inofensivas, mas certas linhagens podem ser patogênicas. Todas as linhagens patogênicas possuem fimbrias especializadas que permitem que elas se liguem a certas células do epitélio intestinal. Elas também produzem toxinas que causam distúrbios gastrintestinais, denominados gastroenterite por E. coli.
A maioria dos casos de diarréia infecciosa aguda ocorre de forma endêmica,especialmente nas populações menos favorecidas. Numerosas epidemias da doença, associadas a

Relacionados