CARACTERIZANDO A MOSCOVITA

3001 palavras 13 páginas
A moscovita, moscovite 1 ou muscovita2 é um mineral do grupo dos filossilicato (micas), comfórmula molecular : KAl2(Si3Al)O10(OH,F)2. A moscovite caracteriza-se pela clivagem basal bem marcada e distingue-se da biotite em amostra de mão por ser incolor. De acordo com as impurezas presentes, a moscovite pode ser incolor (mais comum), castanho claro, salmão ou rosa. É um mineral muito comum nos granitos. Aparecem no filme Viagem ao Centro da Terra, onde se caracteriza a sensibilidade desse mineral. Ela também é conhecida por ser muito fina e qualquer mudança de peso sobre ela pode causar rachaduras e até quebrar. Utilizada em estudo para engenharia civil e outras,tal como outros minerais e bastante sensível ao choque e peso.

Um dos pilares fundamentais do estudo dos minerais, e um dos elementos determinantes na sua classificação, é a determinação da suaestrutura cristalina (ou ausência dela), já que esse factor determina, a par com a composição química, a generalidade das propriedades do material e fornece indicações claras sobre os processos e ambientes geológicos que estiveram na sua origem, bem como o tipo de rochas de que poderá fazer parte.
Neste contexto, estrutura cristalina significa o arranjo espacial de longo alcance em que se encontram os átomos ou moléculas no mineral. Na natureza existem 14 arranjos básicos tridimensionais de partículas (neste caso átomos ou moléculas, entenda-se), designados porredes de Bravais, agrupados em 7 sistemas de cristalização distintos, que permitem descrever todos os cristais até agora encontrados (as excepções conhecidas são os quase cristais de Shechtman, os quais, contudo, não são verdadeiros cristais por não possuírem uma malha com repetição espacial uniforme).
É portanto da conjugação da composição química e da estrutura cristalina que é definido um mineral, sendo em extremo comuns substâncias que em condições geológicas distintas cristalizam em formas diferentes, para não falar da similaridade de cristalização por

Relacionados