Caracterizacao tecnologica de minerios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS. DISCIPLINA – CCA 005 – FÍSICA DO SOLO

RELATORIO DE PRATICAS: ANALISE GRANULOMETRICA DO SOLO, MÉTODO DA PIPETA

Wallace de Aguiar Nascimento
Graduando em Engenharia Agronômica Turma: T01

UFRB Cruz das Almas – Bahia, Abril de 2009.

OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades realizadas no laboratório deFísica do Solo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, sendo a prática em questão a analise textural granulométrica do solo para se definir o percentual da fração Areia, Argila e Silte da amostra proposta, utilizando o método da pipeta, sendo a mesma orientada pela professora da disciplina, Adailde do Carmo Santos .

REVISÃO BIBLIOGRAFICA
A análise granulométrica de um solo consiste nadeterminação do tamanho das partículas que o constituem e na sua distribuição em determinados intervalos. Trata-se de uma característica de extrema importância na determinação das propriedades físicas de um solo, com aplicações práticas, entre outros, nos seguintes campos: Estudos de drenagem; Estudos de erosão; Adsorção de nutrientes e pesticidas. Os principais métodos de análise granulométrica dossolos são o Método de Pipeta e o Densímetro. O método de pipeta baseia-se na diferença da velocidade de sedimentação entre partículas de diferentes dimensões. A dispersão da amostra de solo é fundamental na análise granulométrica. Esta etapa é realizada mediante o uso de uma combinação de processos químicos e desagregação mecânica. A dispersão química é baseada, fundamentalmente, no incremento darepulsão das partículas em resposta à elevação do seu potencial zeta. Este processo é normalmente realizado pela saturação do complexo de troca catiônico com Na, pelo incremento das cargas negativas em resposta ao aumento do pH e pela diminuição da concentração de eletrólitos na solução, provocando a precipitação de compostos de Al ou Ca, segundo o cátion predominante no complexo de troca - estaúltima característica leva à escolha do dispersante químico a ser utilizado: hidróxido de Na ou hexametafosfato de Na, respectivamente. A dispersão mecânica pode ser realizada por agitação rápida, agitação lenta ou ultra-som (Ruiz 2005, que citou Gee & Bauder, 1986). Para quantificar as frações do solo, há necessidade de separá-las previamente. Dependendo do tamanho, utiliza-se o peneiramento, para asfrações areia grossa e areia fina, e a sedimentação, para as frações silte e argila. Em se tratando da estimativa do tempo de sedimentação da fração silte, restringindo a porção superior da suspensão às partículas de argila, utiliza-se a Lei de Stokes, com algumas aproximações, que permitem sua utilização para o caso específico das partículas de solo (Ruiz 2005, que citou Khonke, 1969).

2 A separação por peneiramento leva a resultados de maior confiabilidade, porém a separação por sedimentação se impõe na diferenciação das frações silte e argila, por não haver peneiras de 0,002 mm (Ruiz 2005). O método da pipeta é especialmente indicado para a analise da argila, podendo determinar, também, a fração silte. É um método de sedimentação, utilizando pipeta para coletar uma alíquota aprofundidade e tempo determinado. É curioso saber que ele foi idealizado quase que na mesma época, por três pesquisadores em três paises diferentes: Jennings e colaboradores, na América do Norte; Robinson, na Inglaterra e kraus na Alemanha. Sete anos após, em 1929, o método foi adotado pela sociedade Internacional de Ciência do solo. O método original foi posteriormente melhorado por outros autores(Kiehl 1979). O método da pipeta parte do peso de TFSA correspondente a 20g de TFSE, a qual é dispersada; a suspensão é passada em uma peneira de 0,05mm ou 0,02 mm de malha, recebendo o líquido em proveta de sedimentação; continua-se a lavar a fração retida no tamis até completar o volume da proveta, de um litro. Colocada a proveta em banho com temperatura controlada, geralmente 20 °C, após...
tracking img