Caracterização socio-institucional

Páginas: 9 (2017 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO- INSTITUCIONAL


1.1– Identificação da Instituição

Desde o início da Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, a produção e o consumo acelerados produziu em igual ritmo uma degradação dos recursos naturais em todo o planeta. No Brasil e em nosso estado (Bahia) não foi diferente. Todo o desenvolvimento de décadas de consumo e produçãoparece ter seguido em contramão de práticas tecnológicas que poderiam permitir formas de exploração dos recursos naturais e destinação do lixo produzido por nós de maneira sustentável. Diante deste cenário, cada dia mais preocupante, pois a demanda sobre produtos e a pressão humana sobre o meio ambiente só cresce, aliada a ineficiência total do poder público nesta questão, foi que surgiu o projetoReh-Nascer, que somando esforços com outros tantos, vontade política e social, podem ajudar a mudar esse quadro.
Localizado no Sítio Senhor dos Passos, Rua Dejanira MariaBastos, 9728, Quingoma . Caji, Lauro de Freitas, BA –CEP.42700.000, com filial na Rua Orlando Imbassahy, Quadra D 1- 1º andar-CEP-41600-200 - Stella Mares Salvador, o Projeto Reh-Nascer foi fundado em 30/06/2001 e reconhecido comoAssociação em 26/08/2002. Desde então, buscar a integração dos menos favorecidos socialmente e desenvolver os mesmos de maneira sustentável protegendo o meio ambiente, é seu objetivo, sua missão.

1.2– Estrutura Organizacional

O Projeto Reh-Nascer tem como principais gestores: Therezinha de Carvalho Alves - Coordenadora geral, Assistente Social, Terapeuta Holística e Terapeuta Familiar e Casal,Terapeuta comunitária (em formação) ex Diretora da Associação dos Engenheiros da Petrobras; Geraldo José de Carvalho A. Sobrinho - apoio logísticos; Marcolino José Neto - artista plástico em Reutilização Conselho Fiscal (Assentamento sem terra) Quingoma de Dentro; Sonia Beatriz Montezano Vasquez - Coordenadora de Educação Projecto Reh-Nascer Gestora da agenda 21 de Itapuã, Conselho Tutelar deItapuã; Paulo Serra - Comunicação em Educação Ambiental - Coordenador de Educação (Suplente); Alexandre de Albuquerque - Colaborador de RP; Alex Vasquez – Conselho Fiscal Suplente, Presidente da União de Estudantes Socialista de Camaçari, além de voluntários temporários e estagiários, que colaboram para o fortalecimento da Associação.
Como alhures mencionado, a sede do Projeto fica localizado emLauro de Freitas, região metropolitana de Salvador-BA, onde são implementadas maior parte das ações. Porém a área de atuação não fica restrita a essa localidade. Várias das ações são efetuadas in loco, o que compreende em sua maioria das vezes na região metropolitana de Salvador e até mesmo na Chapada Diamantina.

2.1– Natureza dos programas e projetos

O Projeto Reh-Nascer tem como principalproposta a de resgatar os direitos e a dignidade das populações menos favorecidas. Para tal, desenvolve um projeto de Desenvolvimento Comunitário, para crianças, jovens, adultos e famílias, assim como diversas atividades sócio-educativas, culturais e principalmente ambientais. O principal objetivo é educação ambiental na qual é feita uma prática através de oficinas, tais como: oficinas deagricultura orgânica, cerâmica, arte em reciclagem e reutilização de lixo (papel, papelão, vidros, garrafas plásticas, etc), reaproveitamento de fibras de coqueiros, alimentação natural e alternativa, e treinamento para multiplicadores em arte com reciclados, ou artesanato em geral. São realizadas ainda atividades de recreação, tirando crianças e adolescentes da rua, onde estão mais expostas àviolência e ao mundo das drogas, numa ação de prevenção de risco social, com diversas atividades esportivas, principalmente de futebol, a preferida da garotada, na quadra construídas com recursos próprios, para tal fim. Também são realizadas comemorações de datas sociais e individuais, tais como: aniversários, festa de criança, tarde culturais, Festa de São Cosme e Damião, Dia da Criança e Natal.
Há...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL
  • Caracterização sócio institucional do CREAS
  • caracterizaçao socio institucional
  • Caracterização Sócio Institucional CRAS
  • Caracterização sócio institucional
  • Caracterizacão sócio institucional
  • caracterização socio-institucional
  • Caracterização socio institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!