Caracterização sócio-institucional, caps i de itamaraju-ba

Páginas: 9 (2121 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Serviço social

Denise Barreto Ribeiro

Caracterização Sócio-Institucional, CAPS I de Itamaraju-Ba

Itamaraju-BA
2011

Denise Barreto Ribeiro

Caracterização Sócio-Institucional, CAPS I de Itamaraju-Ba





Trabalho referente às disciplinas de Estagio curricular Obrigatório I, do quinto período do Curso de Serviço Socialda UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, realizado pela aluna Denise Barreto Ribeiro.

Itamaraju-BA
2011
Caracterização Sócio-Institucional do CAPS I de Itamaraju-Ba

O CAPS vem sendo construído e adaptado no Brasil desde 1986, seguindo o mesmo modelo proposto em Trieste, na Itália, que consiste em um local para oferecer cuidados intensivos, semi-intensivos ou não intensivos a usuários comtranstornos mentais.
È um serviço publico de saúde mental destinado a atender pacientes com transtornos mentais relativamente graves, foi criado para substituir os hospitais psiquiátricos, os antigos manicômios e hospícios que eram locais de maus tratos e mortes de pacientes, pois o manicômio não é o lugar ideal para o tratamento desses usuários, eles precisam conviver socialmente e participarde atividades sociais coletivas que trabalhem sua auto-estima e os integre a sociedade através de um tratamento digno e desprovido de preconceitos.
O Centro de Atenção Psicossocial tem como seu maior objetivo fazer um tratamento clínico de forma adequada aos usuários com transtornos mentais.
O CAPS I da cidade de Itamaraju é coordenado por Filintro Santos Almeida, e conta com uma equipe queatuam como parceiros no trabalho com os usuários, ou seja, é multiprofissional sendo composta por um psiquiatra, um psicólogo, uma assistente social, um medico generalista, uma enfermeira, uma educadora física, um músico, uma artesã, uma professora, um recepcionista, um motorista, um vigilante, um jardineiro uma cozinheira e uma auxiliar de serviços gerais.
A instituição é mantida por recursosfinanceiros do governo federal e municipal, e funciona das 08h00min ás 18h00min, onde ao final do expediente o usuário retorna ao seu contexto familiar.
As decisões são tomadas pelo coordenador juntamente com toda a equipe de apoio, os mesmos realizam uma reunião na sexta-feira para que possam contextualizar o que foi trabalhado durante a semana e quais serão as decisões a serem tomadas.
A proposta dainstituição é acolher o usuário com transtornos mentais, e estimular sua integração familiar e social, apoiando-os em suas iniciativas na busca de autonomia, e lhes oferecendo o atendimento adequado, de que necessitam.
Os usuários atendidos na instituição são cerca de 110, que são divididos em três grupos para que possam ser atendidos nas três modalidades: intensivo os que frequentam todos osdias, semi intensivo que frequentam de 2 a 3 vezes por semana e os não intensivos que frequentam apenas no dia da consulta. O CAPS atende homens e mulheres, dessa forma se caracteriza em um estabelecimento misto.
È realizado um trabalho conjunto da equipe interdisciplinar onde o serviço social também se encontra incluído junto com outros profissionais, proporcionando a melhoria na vida dosusuários.
A pratica do assistente social é muito importante principalmente no que se refere ao desenvolvimento de atividades e verificação dos resultados.
A instituição realiza acompanhamentos terapêuticos psicossociais em atendimentos multidisciplinares com o objetivo de organizar a demanda e os cuidados de saúde mental da comunidade, prestando assistência psiquiátrica e psicoterapêutica com umaabordagem psicossocial e ocupacional aos usuários com transtorno mental, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, visando sua inserção na sociedade e articulando ações coletivas que venham desmistificar a visão preconceituosa da maioria da comunidade a respeito da pessoa com transtorno mental, possibilitando dessa forma o respeito às diferenças individuais de cada individuo.
Como referido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caracterização socio institucional caps pedra branca
  • Caracterização socio institucional (creas)
  • CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL
  • Caracterização sócio institucional do CREAS
  • caracterizaçao socio institucional
  • Caracterização Sócio Institucional CRAS
  • Caracterização sócio institucional
  • Caracterizacão sócio institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!