Caracterização do turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
caraterização do turismo
O turismo é uma actividade relativamente recente, e em progressiva ascensão, que evolui de forma significativa na segunda metade do século XX, devido a um conjunto de factores de natureza económica, social, e do aumento da mobilidade, decorrente do impacto da evolução tecnológica nos meios de transporte, em especial relevo no transporte aéreo.
O Turismo é umaactividade complexa, que engloba em si um alargado conjunto de actividades e produtos de diversa natureza, envolvendo um número elevado de agentes económicos. È uma actividade que tem impacto de forma transversal em toda a economia.
O impacto do Turismo, enquanto actividade económica, dinamizadora das economias mundiais, exige uma quantificação dos seus efeitos directos, indirectos ou induzidos em termosde criação de valor acrescentado, emprego ou receitas. Dada a multidimensionalidade da actividade, exigiu o desenvolvimento de metodologias específicas que permite visualizar as diferentes dimensões do Turismo, desenvolvido pelos diversos organismos internacionais, o Eurostat e a Organização Mundial do Turismo, ao qual designaram a Conta Satélite do Turismo, enquanto padrão internacional demedição dos efeitos económicos do Turismo, susceptível de permitir uma melhor compreensão da verdadeira dimensão e valor da actividade e a sua comparabilidade em termos internacionais.(TP, 2007).
O turismo, como actividades de lazer, adquiriu na sociedade moderna um estatuto enorme, podendo afirmar-se que esse fenómeno é o contraponto inevitável de uma sociedade fortemente polarizada no trabalho.Pressionado pelas exigências profissionais, o homem contemporâneo tem uma crescente necessidade de evasão e de equilíbrio físico e psíquico, que tenta obter através de práticas de lazer e da realização de viagens. (ESHTE, 2006).
O sector do turismo é reconhecido como uma das actividades económicas mais importantes, nas economias mais desenvolvidas, devido à sua dimensão. Segundo os dados do Programadas Nações Unidas para o Ambiente (UNEP), o turismo é uma actividade que sofreu um desenvolvimento de 25% nos últimos dez anos, o qual se torna num dos sectores que mais emprego gera e é responsável por cerca de 10% do PIB mundial.
Segundo o relatório do Turismo de Portugal de 2006, durante o ano de 2006 as chegadas de turistas a nível mundial ascenderam a 842 milhões, apresentando um crescimentode 4,9% relativamente ao ano de 2005. Em relação às receitas internacionais do turismo, a OMT apurou para 2006, 586 mil milhões de euros, o que se traduziu num acréscimo de 7,5% relativamente a 2005.
Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT-1999xxxx), estima-se que esse número venha a mais do que duplicar em duas décadas, devendo subir para cerca de 1.500 milhões no ano 2020, continuando aEuropa a ser o principal destino turístico mundial, com mais de 700 milhões de chegadas em 2020.
Conforme Silva,2001 as empresas turísticas debatem-se actualmente com o aumento da competitividade de novos destinos, com a globalização dos mercados e com a transformação da procura. Actualmente, as organizações de todo o mundo estão a procurar melhorias em qualidade como forma de sobreviverem dentrodo contexto da globalização (MELLO et. al 2000).
A Europa continua a destacar-se das outras regiões, tanto no número de chegadas como em volume de receitas, concentrando 54,3% e 51,3%, respectivamente, do total destes dois indicadores, ainda que nos últimos anos as suas quotas de mercado tenham diminuído.
Assim prevê-se, de acordo com a evolução actual, que a taxa de crescimento anual daEuropa permanecerá ser inferior à média mundial, o que implicará a uma perda da sua quota de mercado (estimando-se 45,9% em 2020), o que representará uma perda de quase 12 pontos percentuais em 20 anos (2000 -2020).
No mesmo relatório, do Turismo de Portugal, identifica que o total de chegadas internacionais à Europa em 2006, 87% dizem respeito a países europeus, indicando que existe o mercado...
tracking img