Caracteristicas e tratamento da gasolina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Características e Tratamento da gasolina

1 – Introdução
A gasolina é o derivado de petróleo mais popular em nosso país, onde seu consumo tem aumentado signitivamente nos últimos anos, é constituída por cadeias hidrocarboxilicas de C4 até C12.
As características e tipo de processamento alteram de qualidade, tipo, teor de aditivos e muitos outros fatores, influenciando nopreço do combustível e em sua funcionalidade nos motores de automóveis.

2 – Características
A gasolina é um combustível formado basicamente pelos hidrocarbonetos aromáticos, olefinicos e saturados, que em geral são mais leves que os que constituem o óleo diesel. A gasolina, quando sem aditivos, possui densidade igual a 0,75g/mL, mas pode apresentar-se em diversos tipos e com vários aditivos,como o etanol, o MTBE (éter metil-butil terciário) e outros.
Ao avaliar a gasolina, é necessário que o combustível passe por uma série de testes para que ela chegue ao consumidor em perfeito estado, evitar perda do consumo e acidentes. Entre eles temos o aspecto, a cor, o teor de enxofre, a destilação, a pressão de vapor Reid e a sua octanagem.
* Aspecto: É o aspecto visual gasolina, quedeve se encontrar límpida, livre de contaminantes e de substancias em suspensão, como água, poeira, ferrugem e outros. O teste é feito observando-se 0.9L da substancia contra a luz em um reservatório de capacidade total de 1L.
* Cor: Indica a tonalidade do produto. No caso da gasolina tipo A (produzidas em refinarias) e tipo B (comercializadas em postos distribuidores), sem aditivo, a coloraçãopode variar entre incolor a amarelo. No caso da gasolina aditivada, ela recebe um corante, que não pode ser apenas azul ou rosa, sendo o primeiro usado para gasolina de aviação, e o segundo é reservado para uma mistura de Metano, Etanol e gasolina (MEG). Alterações na cor podem ocorrer devido a presença de contaminantes ou devido a oxidação de compostos instáveis nela presente (olefinas ecompostos nitrogenados)
* Teor de enxofre: Indica a concentração total de compostos sulfurosos presentes na gasolina. Os compostos de enxofre possuem ação corrosiva e formam gases tóxicos, como o SO2 e o SO3 ,que ocorrem durante a combustão do produto, e por essas razões, o enxofre é um elemento indesejável em qualquer combustível. O teste é feito incidindo raios x em uma amostra do produto, fazendoque os átomos absorvam energia de um comprimento de onda específico numa quantidade de enxofre proporcional presente na gasolina.
* Destilação: Teste usado para avaliar a volatilidade da gasolina, para controle de produção e também pode ser utilizado para identificar a ocorrência de contaminação por derivados mais pesados, como o óleo diesel, óleo lubrificante, querosene e outros. Oprocedimento é feito tomando-se 100mL da amostra da gasolina, que é colocado em um balão de vidro especial e aquecido para destilação em condições controladas. Após essa operação. As temperaturas são anotadas e corrigidas, levando-se em conta as perdas que ocorrem por evaporação de pequena parte do produto e a pressão barométrica.
* Pressão de vapor Reid (PVR): Assim como o teste de destilação, o PVRtem objetivo de avaliar a tendência da gasolina de evaporar-se, de modo que, quanto maior a pressão do vapor, mais facilmente a gasolina se evapora. Esse ensaio é utilizado, principalmente parar indicar as exigências que devem ser cumpridas para o transporte e armazenamento do produto, com finalidade de evitar acidentes e/ou perda do produto.
* Número de octano: A qualidade da gasolina éconstantemente avaliada levando-se em conta a sua octanagem, que indica a sua resistência à detonação, que ocorre através da expansão do gás dentro dos pistões do motor, antes do momento necessário para o funcionamento do automóvel, também conhecido por batida de pino.
* 3 – Equipamentos:
Para a obtenção da gasolina, é necessário que ocorra a destilação do petróleo bruto, para obter-se a...
tracking img