Caracteristicas epidemiologicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Características epidemiológicas de usuários de drogas que realizaram testagem voluntária para o HIV em um centro de tratamento de referência no Rio de Janeiro


Introdução Neste trabalho descrevemoscaracterísticas epidemiológicas dos usuários de drogas atendidos no NEPAD/UERJ no ano de 2009 que realizaram teste para HIV. O NEPAD (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas) é umcentro de referência para o tratamento de usuários de drogas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Metodologia. Foi feita análise estatística de dados sócios econômicos e relativos a testagempara o HIV, obtidos junto aos prontuários e instrumentos de pesquisa aplicados aos pacientes no ano de 2009.

Resultados. Foram atendidos 289 novos pacientes em 2009, 44,5% fizeram teste para o HIV.Entre os que fizeram o teste, 5 (4,1%) eram soropositivos, 1 (0,8%) não foi buscar o resultado. O percentual de mulheres que fez o teste foi maior do que o de homens (63,5% vs. 37,9%; p<.05). A idademédia dos que fizeram o teste foi significativamente superior a dos que não fizeram o teste (36,2 anos vs. 27,9 anos; p<.05). O teste foi realizado com maior freqüência entre os que tinham maior renda(renda > 3 salários mínimos vs. renda <= 3 SM) (57,1% vs. 42,4%; p<.05). Os usuários de crack fizeram menos o teste do que os usuários de cocaína (32,6% vs. 51,9%; p<.05). O percentual de testados foiaumentando conforme crescia a escolaridade, comparando uma escolaridade baixa (até primeiro grau) com média (segundo grau) obteve-se: 31,0% vs. 52,9% (p<.05), ao compararmos uma escolaridade média comalta (terceiro grau) obteve-se: 52,9% vs. 71,1% (p<.05).

Conclusão/Discussão. Ações preventivas são uma prioridade para esta população vulnerável. Nossos resultados indicam que usuários de drogas dosexo masculino, os mais jovens, os que possuem uma renda menor, os usuários de crack, e os que têm escolaridade mais baixa, devem ser especialmente considerados em estratégias que visem proporcionar...
tracking img