Caracteristicas dos seres vivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MATERIAL ADAPTADO
Obs.: Aluno este material não é meu, na qual venho lhe informar que tenha cuidado na hora de utilizar este material, lembre de citar o nome dos autores e a fonte, eu dei uma revisada neles e tirei alguns pontos fundamentais para que vocês possam estudar para a prova, eles completo estar disponível no site http://www.sobiologia.com.br/ e www.clickbio.rg3.net e a autora domaterial que se encontra no clickbio é a Amara Maria Pedrosa Silva.
Os assuntos abordados aqui serão: características dos seres vivos, água e sais minerais.
CARACTERISTICAS DOS SERES VIVOS
A Biologia estuda os seres vivos, como as plantas, os animais, os micróbios e
outros. Originada do grego (bios = vida, e logos = tratado), é a ciência que estuda os
seres vivos em todos os seus aspectos deabrangência, quer sejam anatômicos, funcionais,genéticos, ambientais, comportamentais, evolutivos, geográficos ou taxonômicos.
Ela compreende muitos princípios e leis, mas se baseia essencialmente na observação e na descrição dos fenômenos intrínsecos à natureza dos chamados sistemas
organizados. Como ciência, a Biologia é filha da curiosidade, da investigação, do longo
pensar, da experimentação edo emocionante prazer da conclusão.
A Biologia ensina os nossos ouvidos a ouvir a Natureza; nossos olhos a enxerga; nosso cérebro a entender e respeitar todas as formas de vida.
Os seres vivos possuem características peculiares que não são encontradas nos seres não vivos, como as rochas, conhecidos como seres brutos.
Para ser considerado um ser vivo, esse tem que apresentar certascaracterísticas:
Números de células podem ser divididas em:
• Unicelulares - Bactérias, cianofitas, protozoários, algas unicelulares e leveduras.
• Pluricelulares - os demais seres vivos ex: plantas, animais e o ser humano e etc.
De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em:
• Células Procariontes
As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muitodiferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel não-associado a proteínas (como acontece nas célulaseucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos espiralados e associados à histonas).
Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.
A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais:
EX:Bactérias, Cianofitas (algas cianofíceas, algas azuis ou aindaCyanobacteria)
• Células Eucariontes
As células eucariontes ou eucarióticas, também chamadas de eucélulas, são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de células.
É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamentocontínuo das células procariontes.
Não é possível avaliar com precisão quanto tempo a célula "primitiva" levou para sofrer aperfeiçoamentos na sua estrutura até originar o modelo que hoje se repete na imensa maioria das células, mas é provável que tenha demorado muitos milhões de anos. Acredita-se que a célula "primitiva" tivesse sido bem pequena e para que sua fisiologia estivesse melhor adequada àrelação tamanho × funcionamento era necessário que crescesse.
Acredita-se que a membrana da célula "primitiva" tenha emitido internamente prolongamentos ou invaginações da sua superfície, os quais se multiplicaram, adquiriram complexidade crescente, conglomeraram-se ao redor do bloco inicial até o ponto de formarem a intrincada malha do retículo endoplasmático. Dali ela teria sofrido outros...
tracking img