Caracteristicas do ceara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Folclore, Danças e Músicas Cearenses.

































Introdução


A cultura do Ceará é diversificada e com muitas características marcantes, pois a sua formação etnográfica e cultural é obra do índio e do europeu. É mínima a participação do negro. E daí se explica que a quase totalidade das manifestações do folclore cabeça chata, sóesporadicamente (caso dos “congos”) mostre alguma procedência africana.
Neste trabalho vamos mostrar um pouco sobre o folclore, as danças e as músicas que fazem parte da cultura desse estado.









































Folclore

O folclore é uma grande atração do Ceará. Através das danças e folguedos populares o povo cearense expressa tradiçõese costumes, seja do litoral ou sertão. São manifestações espontâneas, que tiveram origem da fusão cultural do branco, do negro e do índio que aqui habitaram. Dentre as principais, destacam-se:


Bumba-meu-Boi ou Boi-Ceará


Auto ou drama pastoril que por tradição é representado durante o período natalino, como sobrevivência das festividades cristãs medievais, em que o culto do boi se faziaem homenagem ao nascimento de Cristo. De tradição luso-ibérica do século XVI, nasceu dos escravos e pessoas agregadas aos engenhos e fazendas. No Cariri, é acompanhado por banda cabaçal.

Pastoril


Festa de origem portuguesa, onde “pastoras” vestidas de azul e encarnado, se apresentam diante do presépio em atitude de louvor ao Menino Jesus. Representado durante o Natal.

Reisado


Deorigem ibérica, é caracterizada por um grupo de pessoas que se reúne para cantar e louvar o nascimento de Cristo. Os praticantes personificam a história dos gladiadores romanos, dos três reis magos e a perseguição aos cristãos. A época principal de exibição são as festividades natalinas, sobretudo no período dos Santos Reis, e o local é de preferência diante de uma lapinha ou presépio. O enredomais autêntico é registrado em Juazeiro do Norte.

Maracatu


De origem africana, consiste num desfile de reis. Apresenta-se em forma de cortejo carnavalesco que baila ao som de instrumentos de percussão, acompanhando uma mulher que na extremidade de um bastão conduz uma bonequinha ricamente enfeitada - a calunga. A dança se dá em passos lentos e cadenciados.

Tiração de Reis(Folia de Reisou Tiração de Reis)


Originalmente, festa popular dedicada aos Três Reis Magos em sua visita ao Deus Menino. É caracterizada por um grupo de pessoas que visitam amigos ou conhecidos, a partir do dia 2 de janeiro ou nas vésperas dos Reis (5/1). Nas visitas eles cantam e dançam versos alusivos à data, ao som de instrumentos e solicitam alimentos e dinheiro. É tradicional utilizar a arrecadaçãopara a ceia no dia de Nossa Senhora das Candeias (2 de fevereiro). A visita noturna tem mais graça quando se torna uma surpresa.

Banda Cabaçal


Também chamada Banda de Couro, é o conjunto musical mais típico do interior cearense, especialmente na região do Cariri. Originou-se no meio dos escravos africanos, mas se desenvolveu e adquiriu peculiaridades próprias entre o povo do Cariri. Hátambém uma influência indígena, devido ao uso de instrumentos de características indígenas (pífanos e pífaros). A banda compõe-se de 4 elementos tocando zabumba, pífaros e uma caixa. A mais conhecida é a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, localizada no Crato. Toca quase toda espécie de música popular: antiga, regional, religiosa e carnavalesca. O ritmo é o baião, característico dos pés-de-serra doCariri. Apresenta-se, em geral, em festividades de cunho cultural, artístico e religioso.































































Danças

As danças estão dentro do folclore do Ceará, elas apresentam um grande valor cultural para a região. As principais danças são:

Caninha Verde


Dança-cordão de origem...
tracking img