Caracteristicas do cabo de santo agostinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 Histórico e principais características do Cabo de Santo Agostinho
A história do Cabo de Santo Agostinho se inicia antes da chegada dos europeus ao Brasil. O Cabo de Santo Agostinho era povoado por indígenas da etnia caeté (também chamados kaeté, foram um povo indígena de língua tupi que habitou o litoral brasileiro até o século XVI). O início da colonização na região data de 1536, com odonatário Duarte Coelho. Em 1554, sua viúva dirigiu a capitania, enquanto aguardava o regresso de Portugal de seus filhos Duarte e Jorge de Albuquerque Coelho. Ao chegarem, em 1560, intensificaram as ações para expulsar os índios Caetés. Terminada a campanha, foram doadas em sesmarias as circunvizinhanças do Cabo de Santo Agostinho a diversos nobres, sendo fundados inúmeros engenhos.
As primeiraspovoações chamadas de Arraial do Cabo surgiram na segunda metade do século XVI. Formado pelas Igrejas Matriz de Santo Antônio, de Santo Amaro, Nossa Senhora do Livramento e antiga Capela do Rosário dos Pretos (hoje Praça Théo Silva), e casario escasso representado por antigos prédios nas ruas da Matriz (Rua Vigário João Batista) e Dr. Antonio de Souza Leão.
Segundo afirma Sebastião de VasconcelosGalvão,
autor do Dicionário Iconográfico, Histórico e Estatístico de Pernambuco (1863) o povoamento sede do Município vem de 1618; antes dessa data compunham-se de algumas casas esparsas, distantes uma das outras. Em 1631, o Cabo foi atacado pelos holandeses que dominaram a região até 1654. Após a expulsão dos invasores, as propriedades foram restituídas a seus donos e restabelecidas asatividades.
.Transcorridos mais de duzentos anos foi criada a Vila do Cabo de Santo Agostinho, por força do alvará de 27 de julho de 1811 e Provisão Régia de 15 de fevereiro de 1812, enviada ao então governador da Província, o General Caetano Pinto de Miranda Montenegro. Sua instalação, no entanto, ocorreu em 18 de fevereiro de 1812, pelo ouvidor e corregedor-geral da Comarca de Recife, o Doutor ClementeFerreira de França. Foi elevada a categoria de cidade a então Vila do Cabo de Santo Agostinho em 09 de julho de 1877, pela lei provincial nº. 1.269, para a denominação de Cidade de Santo Agostinho do Cabo. Elevada à Cidade como Santo Agostinho do Cabo, em 1911, o Município passou a chamar-se Cabo.Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município passa a ser constituído de 3distritos: Cabo, Jussaral e Ponte dos Carvalhos. Pela lei municipal de 22-11-1922, é criado o distrito de Nazaré e anexado ao município de Cabo. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de quatro distritos: Cabo, Jussaral, Ponte dos Carvalhos e Nazaré. Pelo decreto-lei estadual nº 92, de 31-03-1938, o distrito de Nazaré passou a denominar-se Santo Agostinho.Por voltade 1939-1943, o município passa a ser constituído de 4 distritos: Cabo, Jussaral, Ponte dos Carvalhos e Santo Agostinho ex-Nazaré. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de quatro distritos: Cabo, Jussaral, Pontes dos Carvalhos e Santo Agostinho. Pela lei municipal n 1690, de 19-05-1994, o município de Cabo voltou a denominar-se Cabo de Santo Agostinho. Pela leimunicipal nº 1690, de 19-05-1994, o município de Cabo passou a denominar-se Cabo passou a denominar-se Cabo de Santo Agostinho. Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído de quatro distritos: Cabo de Santo Agostinho ex-Cabo, Jussaral, Pontes dos Carvalhos e Santo Agostinho. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.
O município do Cabo de Santo Agostinhositua-se na porção sul da Região Metropolitana do Recife (RMR), distando 41 km da capital. Incluem-se, em parte, na microrregião do Complexo Suape, no Estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil e abrange uma área de 448,4km², correspondente a 16,28% da RMR e 0,45% do território estadual. Limita-se ao Norte com os municípios de Vitória de Santo Antão, Moreno e Jaboatão dos Guararapes, a Sul com os...
tracking img