Caracteristicas cognitivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Características Cognitivas

[pic] Jean Piaget (1896 - 1980) foi biólogo, zoólogo, filósofo, epistemólogo e psicólogo e ficou conhecido pela sua Teoria Cognitiva.
 Na visão de Piaget a aprendizagem concentra a sua base no pensamento. É através dele que a inteligência se manifesta. A inteligência, por sua vez, é um fenômeno biológico, condicionado pela base neurônica do cérebro e do corpointeiro, e sujeito ao processo de maturação do organismo.
Através da observação dos seus próprios filhos e de outras crianças, durante as suas brincadeiras e atividades, submetendo-os aos diversos testes, Piaget verificou que o desenvolvimento do pensamento e da linguagem da criança se realiza através de períodos ou fases bem definidas, sendo as seguintes:
• 1º Período – Sensório MotorCorrespondendo ao período que vai do nascimento até aos 2 anos, esta fase é caracterizada pela conquista, por parte da criança, do meio em que está inserida, através da percepção e dos movimentos. Durante esta fase existem várias características específicas, observáveis na criança:
1. A exploração manual e visual do ambiente;
2. A experiência obtida com ações, à imitação;
3. A inteligênciaprática (através de ações);
4. Ações como agarrar, sugar, atirar, bater e chutar;
5. As ações ocorrem antes do pensamento;
6. A centralização no próprio corpo;
7. A noção de permanência do objeto.
• 2º Período – Pré-Operatório
Este período vai dos 2 aos 7 anos e corresponde à “Primeira Infância”. Durante esta fase, o desenvolvimento da criança tem como base um aspecto muitoimportante, o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectuais, afetivo e social da criança, a interação e a comunicação com outros indivíduos.
Neste período, as características observáveis mais importantes são:
1. Inteligência simbólica;
2. O pensamento egocêntrico, intuitivo e mágico;
3. A contração (apenas um aspecto de determinada situação éconsiderado);
4. A confusão entre aparência e realidade;
5. A noção da irreversibilidade;
6. O raciocínio transdutivo (aplicação de uma mesma explicação a situações parecidas);
7. Animismo (dar vida a seres inanimados).


• 3º Período – Operatório Concreto
Situado entre os 7 e os 11, esta fase é considerada a infância propriamente dita. A criança está pronta para iniciar um processode aprendizagem sistemática e começa a lidar com conceitos abstratos como números e relacionamentos. Começa, assim, a trabalhar em grupo e a ter autonomia pessoal. As suas características mais marcantes são:
1. No início deste período, o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação torna-se mais estável;
2. Surge a capacidade de fazer associações e análises lógicas;
3. Ultrapassado oegocentrismo, dá-se um aumento da empatia com os sentimentos e as atitudes do outros à sua volta;
4. No início deste período a criança já é capaz de compreender a propriedade transitiva (ex: o burro é maior que o gato, a girafa é maior que o burro, então a girafa é também maior que o gato), quando aplicada a objetos concretos que a criança conheça;
5. Começa a perceber a conservação dovolume, da massa e do comprimento.
• 4º Período – Operatório Formal
Esta última fase começa por volta dos 12 anos e é durante ela que o indivíduo começa a raciocinar lógica e sistematicamente até através do raciocínio abstrato. O adolescente começa a ter capacidade de se abstrair e de generalizar pondo várias coisas em causa. O foco desvia-se do “é” para o “poderia ser” e já é capaz de tirarconclusões de puras hipóteses. O alvo da sua reflexão é a sociedade sempre analisada com um espírito de mudança e no campo afetivo vive em conflito. Com o tempo, a sua capacidade impressionante de reflexão espontânea dá lugar à estabilidade que chega com a proximidade da idade adulta.
• Personalidade Adulta
Piaget, afirma que a personalidade se forma no final da infância, entre os 8 a 12...
tracking img