Caracteristica e praticas organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Paradigmas da segunda metade do século XX: Um panorama das práticas organizacionais pós-modernas
Posted: 23/09/2010 by Douglas Henrique in Home
Tags:administrativas, organizacionais, organizacional, panorama, paradigmas, pós-modernas, práticas, século XX, Teoria
0

Por DOUGLAS HENRIQUE JUSTINIANO DE SANTANA

A concepção de “pós-modernidade” foi utilizado inicialmente por Frederico de Onísdurante a década de 1930 para descrever uma volta conservadora do movimento modernista. Contudo, a difusão de seu conceito coube ao filósofo francês Jean-François Lyotard com a publicação de “A Condição Pós-moderna”.

A definição de pós-modernidade tem ocupado diversos autores e a busca por sua conceituação leva a muita confusão como afirma Harvey:

Quanto ao sentido do termo, talvez sóhaja concordância em afirmar que o “pós-modernismo” representa alguma espécie de reação ao “modernismo” ou de afastamento dele. Como o sentido de modernismo também é muito confuso, a reação ou afastamento conhecido como “pós-modernismo” o é duplamente. (2007, p. 19)

Outrossim, Milano e Caldas (2005) expressam que as múltiplas facetas pós-modernas dificultam sua definição em função da diversidadede acepções sobre o movimento pós-moderno.

Mas, de forma genérica, pode-se dizer que o pós-modernismo corresponde a um movimento teórico multidisciplinar que vai da filosofia à estética, envolvendo as artes, a sociologia chegando ao campo dos estudos organizacionais. O denominador comum é a resistência à modernidade e, em particular, a crítica à razão iluminista. (MILANO; CALDAS, 2005, p.64)

A oposição à modernidade e aos ideais da racionalidade iluminista são características do movimento pós-moderno que rejeita cosmovisões ou um conjunto unificado e universal de posições que pode provocar a repetição e, por sua vez, a inibição de novas ideias, sendo primordial a diversidade uma vez que estimula a criatividade e a multiplicidade de ideias. Segundo Rolita e Bertinetti (2005), aambiguidade pós-modernista abre espaço às pessoas que foram marginalizadas pelos seus pontos de vista, opondo-se a verdade absoluta. Dessa forma, o homem pós-moderno encara a procura por verdades absolutas um equívoco típico da sociedade moderna, cuja inquietação, desejo de mudança e inconformismo são demonstrações da busca de identidade e realização pessoal expressas no movimento feminista, deliberdade sexual e dos hippies após a Segunda Guerra Mundial.

A sociedade da segunda metade do século XX sob a égide da globalização e dos avanços das tecnologias de comunicação e informação influenciaram as relações sociais no mundo com um enfoque interacional ampliado pela redução dos limites de tempo e espaço promovido pelos meios de comunicação concomitante as transformações nas relações detrabalho, profissionalização da força produtiva e o emprego de novas tecnologias de produção como forma de adaptação as turbulências do período pós-guerra.

Neste contexto, os pilares das práticas organizacionais modernas da primeira metade do século XX baseadas em um sistema fechado, na crescente racionalidade e em estruturas mecanicistas de controle não visualizavam a subjetividade dostrabalhadores e os aspectos externos à organização, o que abriu espaço às práticas administrativas pós-modernas como o movimento do Desenvolvimento Organizacional (DO) que surgiu em 1962 por meio da Teoria Comportamental como uma confluência de aspectos humanos, organizacionais e ambientais, no intuito de desenvolver e elevar o desempenho organizacional, encarando a organização como um sistema aberto emconstante interação com a dinâmica ambiental. Para garantir a sobrevivência e o crescimento em um ambiente globalizado e altamente competitivo, o movimento do Desenvolvimento Organizacional (DO) salientou a condição indispensável de flexibilização das organizações e sua adaptabilidade às mudanças ambientais, sendo imprescindível não apenas a alteração de sua estrutura formal, mas, sobretudo, o...
tracking img