Caracteristica da faixa etaria de 8 a 11 anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Características da Faixa Etária
8 a 11 anos

Esta é uma fase que está compreendida na fase do desenvolvimento infantil chamada de Terceira Infância. Nesta fase notamos que está ocorrendouma transição do pensamento concreto para o pensamento mais hipotético dedutivo, com a capacidade de pensar de forma abstrata e subjetiva.
Seu desenvolvimento motor nesta fase já se mostra maisevoluído, ela tem boa predisposição para o desenvolvimento da flexibilidade e da velocidade de reação além de boa coordenação e precisão na combinação das habilidades, apresentando maior facilidade naaprendizagem. A criança começa adquirir maior gosto pelo movimento, pelo jogo e pelas atividades físicas, tendo maior capacidade de participar de jogos em grupos, com regras mais variadas e complexas,passando também a obter maior consciência dos benefícios da prática tanto relacionada ao esporte e atividade física como também sobre alimentação, higiene e saúde em geral.
Na questão cognitiva acriança já apresenta uma grande evolução na possibilidade de construir estratégias para a resolução de desafios e situações adversas não só na dimensão cognitiva, mas também motora e sócio afetiva. Ela jáé capaz de construir e alterar regras em função das necessidades, não só ligado a jogos e brincadeira, mas também de fatores do seu dia a dia. Além disso, podemos afirmar com segurança que omovimento desenvolve, sim, a inteligência, porque a ação sobre as coisas do mundo gera problemas (situações desafiadoras) que precisam ser resolvidos (conflitos) e esses problemas acionam os esquemascognitivos.
Segundo Piaget, esta é uma fase de novas e grandes aquisições intelectuais, além de desenvolver o raciocínio lógico, que é mais baseado no real, é uma fase compreendida no que ele denomina dePeríodo das Operações Concretas.
Outro aspecto importante envolvido nas características do desenvolvimento é o aspecto sócio afetivo, que vem sendo muito debatido, tanto nos meios educacionais...
tracking img