Características pedagogia dos jesuítas e comenius

Elaborar um texto sobre as características da pedagogia dos jesuítas e a pedagogia de Comenius. Pontos de encontro e desencontros quanto às suas raízes históricas

O nascimento dos Jesuítas e areforma da Igreja Católica deram-se no mesmo ano, 1534. Ampliar a área de atuação para barrar o caminho da Reforma Luterana, retomando os espaços perdidos e alcançando novas fronteiras foidecisivo para definir os objetivos da Companhia de Jesus. Nessas circunstâncias, é que estão as raízes históricas da pedagogia dos Jesuítas. Assim, em Messina, na Sicília nasce o ensino jesuítico a pedidodo vice-rei, D.juan de Veja.
Em relação ao método de ensino jesuítico, o paradigma era o da Universidade de Paris,(lá, estudaram a maioria dos fundadores da companhia), era aplicado a divisão emclasses, onde foi estabelecida a distribuição das matérias em níveis sucessivos. Seus pressupostos curriculares privilegiavam aulas expositivas, nas quais ao mestre cabia determinar o método de estudo,a matéria e o horário. O ensino e a avaliação dos alunos pelo mestre eram em sua maioria orais.
Os jesuítas sistematizam o ensino, dando assim, origem à didática. Eles inauguraram uma formaeducacional de seleção e manipulação de textos gregos para fins religiosos, de forma a direcionar o crescimento intelectual do homem, cultivar as coisas do espírito e dar notoriedade à inteligência. Ainstrução a ser atingida era a cristã: moral e piedade. Mesmo que essa piedade favorecesse, principalmente, a elite. A formação intelectual era orientada para a uniformidade, a obediência às regraspreestabelecidas.
A formação educacional proposta para o homem daquela época pelos jesuítas foram estabelecidas na Ratio Studiorum, ordenadas e subseqüentes.O ideal da Ratio  era a formação do homemuniversal, humanista e cristão. O currículo tinha uma forte tendência para o ensino humanista de cultura geral e enciclopédico. Tinha como pressuposto teórico a Summa Theológica de São Tomás de Aquino....