Características dos barramentos usb e firewire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2 CARACTERÍSTICAS DOS BARRAMENTOS USB E FIREWIRE
2.1 Barramento USB
A tecnologia USB (Universal Serial Bus) chegou para facilitar bem nossas vidas, com a implantação dessa tecnologia, pôde se criar dispositivos que trabalhem a taxas elevadas de transmissão e com custo menores, o que antes se tornava difícil de implantar, hoje é uma realidade.
Vejamos alguns barramentos USB, suas larguras etemporização:
USB 1.1: Foi a partir dessa versão usb que se tornou padrão as conexões usb. A largura de transmissão nas conexões mais lentas nessa versão é de até 1,5 Mbps; nas conexões mais rápidas esse valor é de até 12 Mbps.
USB 2.0: A Largura de transmissão nessa versão oferece a velocidade de 480 Mbps, o equivalente a cerca de 60 MB por segundo.
USB 3.0: A Largura de transmissão de dadosdessa nova tecnologia será de até 4,8 Gbps, equivalente a cerca de 600 MB por segundo. Nessa transmissão poderá se conectar dispositivos USB 1.1 e USB 2.0.
Os dispositivos USB aceitam conectar até 127 dispositivos ao mesmo tempo.
O dispositivo USB é composto de várias versões, que se definem:
USB 0.7: Lançado em Novembro de 1994.
USB 0.8: Lançada em Dezembro de 1994.
USB 0.9: Lançada em Abril de1995.
USB 0.99: Lançado em Agosto de 1995.
USB 1.0: Lançado em Janeiro de 1996.
USB 2.0: Lançado em Abr. de 2000.
USB 3.0: Lançado em Set. de 2009.
Há quatro tipos de identificação da conexão estabelecida entre o host (computador ou equipamento que recebe o dispositivo) e o dispositivo usb. O host recebe a informação de que tipo de conexão o dispositivo utiliza. Que será uma delas a seguir:Bulk: refere-se a dispositivos que lidam com grandes volumes de dados, como exemplo impressoras e scanners. Ele ainda conta a tecnologia de detecção de erro, garantindo a integridade das informações transmitidas.
Control: é utilizado para fazer a transmissão de parâmetros de controle e configuração do dispositivo.
Interrupt: refere-se a dispositivos que transferem poucos dados, como exemploteclados, mouses e joysticks.
Isochronous: é aplicado nas transmissões contínuas, nesse não há o recurso de detecção de erros, uma vez que atrasaria a comunicação. Exemplo: caixas de som.
2.2 Barramento FireWire
FireWire: É uma tecnologia de entrada e saída de dados em velocidades altas, para dispositivos digitais. A exemplo temos camcorders, câmaras digitais, computadores portáteis, desktops eipod. Adatada especialmente por fabricantes de periféricos digitais.
Tornou-se padrão estabelecido na indústria tanto por consumidores como por profissionais. A boa proteção de blindagem que usada nos cabos FireWire, permite que as transferências sejam feitas em altas taxas.
Vejamos alguns barramentos FireWire, suas larguras e temporização:
FireWire 400: Foi a primeira versão implantada, ecom altas taxas de transferência, essa versão possui taxa de transferência 30 vezes a largura da banda USB 1.1; dizendo em número esse valor pode chegar a 393,216 Mbit/s. O conector possui 6 pinos. Os cabos são limitados a 4,5 metros, mas podem ser ligados até 16 cabos, desse perfaz um comprimento total de 72 metros em concordância com as especificações.
FireWire 800: Essa segunda versão foiimplantada e traz o dobro da taxa de transferência se comparada a versão 400, chegando a velocidade de 786,432. Seu conector possui 9 pinos. A compatibilidade com cabos de conexão é de até 100 metros.
FireWire s3200: Este será implantado e comercializado assim como as anteriores e possuirá 4 vezes a velocidade do atual FireWire 800. Será compatível com os dispositivos FireWire 800 e FireWire 400. Eleirá concorrer com a próxima USB 3.0.
O FireWire tem a capacidade de trabalhar com até 63 dispositivos ao mesmo tempo.
2.3 Tecnologia HotPlug
Ambos os dispositivos, possuem a tecnologia HotPlug (troca quente): Nessa tecnologia, pode tanto retirar quanto substituir componentes de uma máquina (normalmente um computador), sem que seja necessário reiniciar ou desligar o mesmo. Essa tecnologia...
tracking img