Características de Textos: Descritivo, Narrativo e Dissertativo – Argumentativo

Texto Descritivo:
Descrever é CARACTERIZAR alguém, alguma coisa ou algum lugar através de características que particularizem o caracterizado em relação aos outros seres da sua espécie. Descrever, portanto, é também particularizar um ser. É "fotografar" com palavras.

No texto descritivo, por isso, os tipos de verbos mais adequados (mais comuns) são os VERBOS DE LIGAÇÃO (SER, ESTAR, PERMANECER, FICAR,CONTINUAR, TER, PARECER, etc.), pois esses tipos de verbos ligam as características - representadas linguisticamente pelos ADJETIVOS - aos seres caracterizados - representados pelos SUBSTANTIVOS.

Ex. O pássaro é azul. 1-Caracterizado: pássaro / 2-Caracterizador ou característica: azul / O verbo que liga 1 com 2: é

Num texto descritivo podem ocorrer tanto caracterizações objetivas (físicas, concretas), quanto subjetivas (aquelas que dependem do ponto de vista de quem descrevem e que se referem àscaracterísticas não-físicas do caracterizado). Ex.: Paulo está pálido (caracterização objetiva), mas lindo! (caracterização subjetiva).

Texto Narrativo:
Uma estrutura narrativa apresenta verbos no pretérito perfeito e predicados de ação relativos a eventos que se referem à primeira ou à terceira pessoa. A narrativa possui uma estrutura própria de organizar a informação. Os eventos são organizados no tempo, de forma tal que o leitor deve sentir a reconstrução de uma experiência e que nofinal apresente claramente uma avaliação.
Na sucessão dos enunciados da estrutura narrativa sempre ocorre uma mudança, uma transformação de estado com alguém. Observa-se que no texto narrativo ocorrem enunciados de estado e enunciados de ação, os quais fazem acontecer mudanças que dão origem a novas enunciados, novos estados.
As principais características de uma narrativa são:
1. 1. A figuratividade, isto é, predominância de termos concretos;
2. 2. Mudança de situação;
3. 3. Informações [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 06). Características de textos: descritivo, narrativo e dissertativo – argumentativo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Caracter%C3%ADsticas-De-Textos-Descritivo-Narrativo-e/43216.html

MLA

"Características de textos: descritivo, narrativo e dissertativo – argumentativo" TrabalhosFeitos.com. 06 2011. 2011. 06 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Caracter%C3%ADsticas-De-Textos-Descritivo-Narrativo-e/43216.html>.

MLA 7

"Características de textos: descritivo, narrativo e dissertativo – argumentativo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2011. Web. 06 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Caracter%C3%ADsticas-De-Textos-Descritivo-Narrativo-e/43216.html>.

CHICAGO

"Características de textos: descritivo, narrativo e dissertativo – argumentativo." TrabalhosFeitos.com. 06, 2011. Acessado 06, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Caracter%C3%ADsticas-De-Textos-Descritivo-Narrativo-e/43216.html.