Augusto Carvalho Rodrigues dos Anjos (1884-1914) nasceu na Paraíba no engenho de Pau d’arco, Vila do Espírito Santo. Filho de donos de engenho, ele vivenciou a decadência da antiga estrutura,substituída pelas usinas de cana-de-açúcar. Forma-se em Direito em Recife, mas retorna à Paraíba, indo lecionar Literatura Brasileira em João Pessoa.
Casa-se com Ester Fialho em 1910. Neste mesmo ano,devido a um desentendimento com o governador, é afastado do cargo de professor do Liceu Paraibano. Assim, muda-se para o Rio e passa a ensinar no Colégio Pedro II. No ano seguinte, perde prematuramente seuprimeiro filho.

Apesar da vida conturbada, Augusto dos Anjos é um poeta único em nossa literatura. Sua poesia é a soma de todos os “ismos”: sem ser moderno, mas também sem ter somentecaracterísticas simbolistas ou parnasianas, ele é um poeta de transição. Seu único volume de poesias, “Eu” (1912), é uma obra que reflete a superação das antigas concepções poéticas e a busca por um novo caminho.Há quem diga que o poeta fazia poesia com “bula de remédio” ou com descrições originadas em aulas de Anatomia Humana. Isso se deve ao fato de o poeta adotar o vocabulário das ciências biológicaspara falar da morte, da decomposição da matéria, expressando uma versão trágica da existência.
“Ah! Para ele é que a carne podre fica,
E no inventário da matéria rica
Cabe aos seus filhos a maiorporção!”
(“O Deus-Verme”)

Através de uma poesia formalmente trabalhada, numa linguagem cientificista-naturalista, ao lado de uma poesia sem rodeios, objetiva, Augusto dos Anjos atingiu umapopularidade incrível. Nela, ele exprimia seu “pessimismo”, sua angústia diante dos problemas pessoais e a incerteza diante de um novo século e uma Guerra Mundial emergente. Daí a constância do tema “morte” e,após ela, nada mais além da desintegração e dos vermes:

“E, em vez de achar a luz que os Céus inflama,
Somente achei moléculas de lama
E a mosca alegre da putrefação!”
(“Idealização da... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Características de augusto dos anjos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Caracter%C3%ADsticas-De-Augusto-Dos-Anjos/644695.html

MLA

"Características de augusto dos anjos" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Caracter%C3%ADsticas-De-Augusto-Dos-Anjos/644695.html>.

MLA 7

"Características de augusto dos anjos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Caracter%C3%ADsticas-De-Augusto-Dos-Anjos/644695.html>.

CHICAGO

"Características de augusto dos anjos." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Caracter%C3%ADsticas-De-Augusto-Dos-Anjos/644695.html.