Capítulomuito além da Gramática capítulo 4 – Redimensionando a avaliação

445 palavras 2 páginas
Capítulo 4 – Redimensionando a avaliação
Começa falando sobre a interdependência que existe entre o ensino e a avaliação, no processo de ensino-aprendizagem.
“Na rotina de nossas atividades escolares o fio dessa interdependência parece ter-se rompido e, desse modo, avaliação e ensino nem sempre guardam essa reciprocidade.” (p.155)
“Se o ensino da língua merece uma reorientação, não é diferente quando se trata da avaliação dos resultados desse mesmo ensino. Por muitas razões, o processo de avaliação escolar converteu-se num instrumento de seleção dos alunos, apenas, conforme os graus de seus desempenhos.” (p. 156)
[...] Falta rever nossas concepções de avaliação, a fim de desgrudá-las de uma finalidade puramente seletiva, quem passa, quem não passa de ano e instituir uma avaliação em função da aprendizagem.”(p. 158)
“Restringindo-se às atividades de produção de textos, a avaliação atual das produções dos alunos não tem se afastado muito das práticas tradicionais de destacar os erros cometidos, com o acréscimo da alternativa correta ao lado.”(p. 158)
[...] A avaliação deve deixar os limites estreitos da mera indicação dos erros, ou da mera atribuição de notas, para fins de marcar a transição dos alunos para as séries seguintes. Deve, na verdade, proporcionar ao aluno a consciência de seu percurso, de seu desenvolvimento, na apreensão gradativa das competências propostas.” (p.159)

[...] É bom que o professor se apoie nos resultados apresentados pelos alunos, seja em leitura, seja em escrita, para decidir o que vai selecionar como próximo objeto de estudo, para que não fique ensinando aquilo que os alunos já sabem ou deixe de ensinar aquilo que os alunos precisam saber.” (p. 159)

“Uma avaliação centrada na “caça aos erros”, inibe a expressão do aluno e condiciona, de certa forma, o bloqueio com que, mais tarde, as pessoas encaram a prática social da escrita.” (p. 161) “As normas ortográficas também devem ser objeto de ensino, de exercício, mas

Relacionados